Capes lança Plataforma Sucupira e aprova proposta de Bolsa de Coordenação

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) traz para a comunidade científica duas importantes informações: a Plataforma Sucupira e a aprovação da Bolsa de Coordenação.

Plataforma Sucupira – Um sistema voltado a coletar informações dos programas de pós-graduação (PPGs) em tempo real e com o propósito de estabelecer os procedimentos de avaliação com transparência para toda a comunidade acadêmica. O termo de cooperação para o desenvolvimento do sistema – Plataforma Sucupira – foi assinado entre a CAPES e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no dia 30 de maio.

A previsão é que o sistema seja colocado em teste no início de 2013. Com consta no site da Capes, o sistema foi idealizado pelo Diretor de Avaliação, Livio Amaral. Segundo Amaral, o sistema de avaliação dos programas de pós-graduação é composto por aplicativos que foram sendo desenvolvidos ao longo dos anos e estão defasados frente ao avanço das tecnologias da informação. “Os vários aplicativos hoje utilizados na avaliação não conversam entre si, tampouco com outras plataformas e banco de dados do próprio MEC e de outras agências e mesmo com as significativas ferramentas de busca disponibilizadas no Portal de Periódicos. É necessário uma nova plataforma que integre tudo isto”, explica. A iniciativa não se trata apenas de um novo sistema com atualizados recursos de tecnologia de informação, mas também uma ferramenta em prol da transparência pública.

Bolsa de Coordenação – Proposta da Direção da CAPES, aprovada no dia 31 de maio, cria e regulamenta a concessão da Bolsa de Coordenação, destinada a apoiar coordenadores de projetos referentes às atividades vinculadas a CAPES/MEC. Ainda não está definido se essa bolsa será implementada no segundo semestre de 2012 ou no primeiro semestre de 2013.

A CAPES destaca ainda que nas subpáginas das áreas (http://www.capes.gov.br/avaliacao/areas-paginas), há uma série de documentos sobre APCNs, apresentações de CTC, comunicados, relatórios de reuniões, etc. Os documentos se configuram num instrumento de atualização e transparência das atividades desenvolvidas. Os coordenadores, professores e alunos de Pós-graduação são orientados a fazerem visitas periódicas.

Com informações da CAPES.