CAPES aprova Doutorado Interinstitucional em Direito

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) teve mais uma proposta de Doutorado Interinstitucional (DINTER) aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O DINTER é na área de Direito e tem como instituição promotora a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

“O programa de Direito da UFPR é bastante conceituado, conhecido nacionalmente e internacionalmente por seus trabalhos e pesquisas. É uma oportunidade muito grande que a UERN tem de capacitar o seu pessoal junto a uma instituição de referência”, avalia o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rodolfo Lopes Cavalcanti.

Ele lembra que a proposta do DINTER em Direito (UFPR/UERN) é fruto de uma série de tratativas, desde a época da gestão do Prof. Dr. João Maria à frente da PROPEG, e foi uma construção coletiva, tendo a importante colaboração do prof. Dr. Sérgio Alexandre nas tratativas junto à UFPR e nos ajustes finais da proposta. “No ano passado fechamos a proposta e submetemos à CAPES”, informa Rodolfo Lopes. Com a proposta aprovada, serão iniciados os trâmites burocráticos visando a assinatura do termo de cooperação entre as instituições.

A previsão é que o Edital do DINTER seja lançado ainda esse semestre. A expectativa é que seja oferecido um quantitativo de até 30 vagas. “O número de vagas, entretanto, não é definitivo, pois depende da disponibilidade de vagas ofertadas pela UFPR”, explica o pró-reitor. Para Rodolfo, a aprovação de mais um DINTER celebra o compromisso institucional com a capacitação dos servidores da UERN.

O diretor da Faculdade de Direito (FAD), Prof. Dr. Lauro Gurgel, comemora a aprovação do DINTER em Direito. “Uma conquista fundamental para a capacitação do corpo docente e desenvolvimento dos cursos de Direito da UERN. O DINTER é produto de articulação dos cursos com a gestão superior, em especial com a PROPEG”, declara. Além da capacitação docente, a PROPEG está buscando incorporar ao DINTER um quantitativo de vagas para a capacitação de técnicos-administrativos.