CAPES APROVA DOIS CURSOS DE MESTRADO DA UERN

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Ministério da Educação (Capes/MEC) aprovou a criação de dois cursos de mestrado para a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Serão criados os cursos de pós-graduação na área de Física e na área de Ciência da Computação. Este último será compartilhado com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).
A estimativa do pró-reitor de Pesquisa e Graduação, Carlos Ruiz, é de que as aulas comecem no primeiro semestre de 2008. O reitor Milton Marques de Medeiros, afirmou que essa conquista oportuniza a projeção da Uern, junto ao próprio Mec e órgãos de fomento como a Capes e o CNPQ. "É muito importante para nossos graduandos que vão ter um curso de mestrado. E é de grande relevância para toda a sociedade. Esses cursos de pós-graduação vão atrair estudantes de todo o Brasil. É mais uma fonte de receita para o Estado. São pessoas com um nível cultural alto", destacou o reitor.
Milton Marques enfatiza ainda a importância da parceria com a Ufersa: ‘É uma política nova que estamos adotando. Recentemente fechamos uma parceria com a Fundação Guimarães Duque para pesquisa do Rio Apodi/Mossoró e agora estamos fechando outra parceria com o curso de pós-graduação em Ciência da Computação, os professores estão se unindo para oferecer seus conhecimentos à sociedade", finaliza o reitor.

Números – A Capes aprovou 194 novos cursos de pós-graduação. Desse total 104 foram cursos de mestrados, 60 doutorados e 30 mestrados profissionais. O Conselho Técnico Científico da Ca-pes analisou 444 cursos, 19 permanecem em análise e 231 não foram recomendados.

Iuska Freire – Agecom/Uern