Capacitação feita por professores da UERN otimiza trabalho no hospital de Apodi

Técnicos, enfermeiros e demais profissionais do Hospital Regional Hélio Morais Marinho, em Apodi, otimizaram a eficácia de seu trabalhando, ganhando em produtividade e segurança no combate à COVID-19.

Isso adveio de uma capacitação virtual levada a termo, no último dia 11, por professores do grupo de pesquisa “Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso”, do Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

“Foi um momento ímpar, porque tivemos a oportunidade de discutir esse novo vírus com a academia, isso é uma medida muito importante e louvável, porque as informações repassadas pela Universidade têm grande respaldo”, disse o diretor do hospital, Alyson Alves de Gois.

De acordo com o diretor, os profissionais da limpeza, por exemplo, agora realizam a desinfecção dos equipamentos com a diluição mais adequada do hipoclorito. Há ainda melhoramento na manutenção e no uso das máscaras N95, uma semifacial bastante usada em unidades hospitalares.

Gois afirma também que os equipamentos duram por tempo maior. Além disso, reforça que a capacitação cooperou na manutenção da segurança dos pacientes.

O professor Rafael Soares, do Departamento de Enfermagem da UERN e integrante da equipe de capacitação, declarou que a qualificação se transformou num momento rico para os pesquisadores, pelo contato com a comunidade e pelo maior envolvimento do grupo com a pandemia.

“Ficamos muito felizes, porque essa demanda do diretor do hospital de Apodi nos foi encaminhada diretamente, então nós decidimos oferecer essa capacitação e, para isso, nos debruçamos sobre as mais recentes evidências científicas sobre o tema”, afirmou o professor.

O grupo de pesquisa “Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso” já produz material audiovisual informativo para entidades públicas, como o Município de Mossoró.

Soares se declarou bastante satisfeito com o resultado obtido em Apodi, porque as orientações trazem “economia de recursos públicos e de equipamentos de proteção individual, materiais que estão em escassez em todos os locais”.

“Para nós, é mais uma forma de mostrar que a UERN é, sim, uma universidade socialmente referenciada, e que ela tem um impacto muito grande sobretudo no interior do Estado”, concluiu o pesquisador.