...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Capacitação em Assistência ao Pré-Natal atenderá 1.500 servidores

Uma parceria entre a UERN, FUNCITERN e SESAP está ofertando aos profissionais de Saúde uma Capacitação em Assistência ao Pré-Natal com ênfase no acolhimento e classificação de risco.

O curso é ofertado através de convênio com o RN Sustentável e atenderá 1500 servidores até o final de 2016.

A professora Fátima Raquel, Pró-Reitora de Planejamento, explica que essa iniciativa tem como foco as cidades do interior do Rio Grande do Norte. “Até dezembro deste ano serão capacitadas 300 pessoas, o restante será em 2016”, explica Fátima Raquel.

A primeira turma foi capacitada nos dias 8 e 9 de outubro, a segunda nos dias 13 e 14 de outubro, e a terceira nos dias 22 e 23 de outubro. Mais três turmas serão atendidas neste ano. “O objetivo é diminuir o número de óbitos e intercorrências no atendimento materno e infantil, além da humanização do serviço”, acrescenta Fátima Raquel.

A enfermeira Ana Cláudia, que atua em Grossos, foi uma das profissionais da terceira turma. “Foi proveitoso e ajudou a tirar várias dúvidas sobre situações que a gente enfrenta no atendimento”, afirmou Ana Cláudia.

A professora que ministrou a capacitação, Lucineire Lopes, destaca que os municípios estão se organizando bem, entretanto, ainda há o costume de trazer gestantes para Mossoró, mesmo quando o risco é baixo. “Há cidades pequenas que não registram mais nascimentos. Também identificamos que o enfermeiro fica muito responsável pela atenção ao pré-natal, essa responsabilidade precisa ser compartilhada”, concluiu Lucineire Lopes.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support