Enem: Candidatos iniciam busca pelas 2.509 vagas nos cursos da Uern

Milhares de estudantes de todos o Brasil vão se submeter às provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo, 13, e no próximo, dia 20. De potiguares, são cerca de 86 mil inscritos. Muitos deles, assim como o jovem Artur Henrique, querem ingressar na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), que vai oferecer, no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do próximo ano, 2.509 vagas.

“Quero cursar Educação Física, pois sempre gostei de esportes e queria algum dia trabalhar nessa área, principalmente por ser algo que gosto de fato. A escolha pela Uern seria por que já tive a oportunidade de ter sido aluno de professores formados pela Instituição, inclusive professores de Educação Física, e também pelo suporte de aprendizagem”, comentou Artur.

Mesmo com a pandemia e as dificuldades de aprendizado nos últimos dois anos, a expectativa do estudante com as provas está boa. “Espero que dê tudo certo, estou bem confiante”, completou.

A Uern utiliza as notas do Enem, via SiSU, para ingresso nas vagas iniciais dos cursos de graduação. Do total de vagas, 50% são destinadas à cota social – das quais 58% são para pretos, pardos e indígenas –, e 5% à cota para pessoas com deficiência.

Há ainda o argumento de inclusão regional, que consiste em um percentual a ser acrescido na pontuação geral obtida pelo(a) candidato(a). Faz jus a esse bônus aquele(a) que tenha cursado integralmente os ensinos Fundamental e Médio em escolas públicas ou privadas localizadas no RN.

Além da democratização do acesso, a Instituição possui um conjunto de programas e ações de apoio à permanência estudantil, sobretudo para aqueles estudantes com menos condições financeiras. São ofertadas bolsas, moradia universitária, auxílios financeiros etc.

Uern tem campus em Mossoró (foto), Assú, Caicó, Natal, Patu e Pau dos Ferros

Das 56 opções de cursos de graduação, 50 são para ingresso no primeiro semestre e 21, no segundo semestre. Alguns cursos oferecem ingresso tando no primeiro quanto no segundo semestre.

Mossoró, Assú, Caicó, Natal, Patu e Pau dos Ferros são as cidades onde a Uern está presente fisicamente através dos seus campi.

A professora Fernanda Abreu, titular da Pró-Reitora de Ensino de Graduação (Proeg), deixa uma mensagem de positividade aos candidatos.

“Nós que fazemos a Uern e temos muito orgulho do poder transformador desta Universidade, desejamos a vocês que farão o Enem uma boa prova. Nesse importante momento de suas vidas, orientamos que busquem manter a calma e o foco. A Uern está de braços abertos para recebê-los, como futuros universitários. Temos presença marcante em todo o Estado do Rio Grande do Norte e recebemos estudantes de todos os lugares do país, oferecendo apoio à permanência a partir de inúmeros programas de assistência estudantil. Essa, com certeza, é uma etapa importante na vida de vocês estudantes e a Uern está com vocês, torcendo e aguardando sua chegada à nossa comunidade acadêmica. Boa prova!”, desejou.

Os participantes farão provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que ao todo somam 180 questões objetivas.

Também serão avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema.

Apoio

Através do projeto de extensão “Cidadania – Cursinho Popular e Inclusivo da Uern”, a Uern ajuda os estudantes do ensino médio fornecendo, gratuitamente, dezenas de videoaulas das disciplinas cobradas na prova. O conteúdo, com aulas de filosofia, sociologia, história, geografia, física etc, pode ser conferido no canal “Cursinho Cidadania” no YouTube.

Outra forma encontrada pela Uern para auxiliar os(as) estudantes nas vésperas das provas é com atendimento multidisciplinar de saúde. Através do Núcleo de Práticas Integrativas (Nupics), a Uern ofertou na última sexta-feira, 11, e ofertará novamente no próximo dia 18, plantões exclusivos para os(as) candidatos ao Enem. Para usufruir dos serviços, basta comparecer à Faculdade de Enfermagem (Rua Desembargador Dionísio Filgueira, 183, Centro, Mossoró). Mais informações pelo telefone (84) 99903-2214.

Orientações:

• Os portões dos locais de aplicação das provas abrem às 12h e fecham às 13h;
  • O início das provas será às 13h30, encerrando às 19h neste domingo, e às 18h30 no próximo domingo;
  • É obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente;
  • É obrigatório apresentar documento de identificação válido (físico ou digital);
  • É aconselhável levar cartão de Confirmação de Inscrição;
  • É aconselhável levar Declaração de Comparecimento impressa (caso precise justificar sua presença no exame).