Candidatos com deficiência recebem assistência especial do DAIN e da UERN

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) iniciou na tarde deste domingo (02) a aplicação das provas do Processo Seletivo Vocacionado 2014 (PSV2014). Entre os milhares de candidatos que disputam as 2.180 vagas oferecidas pela UERN, um grupo recebe assistência especial desde o momento da inscrição.

Amparados na Lei Estadual nº 9.696, de 25 de fevereiro de 2013, que trata da reserva de vagas para pessoas com deficiência, os participantes com algum tipo de deficiência – visual, auditiva, intelectual, física ou motora – recebem toda a atenção da UERN e da equipe do Departamento de Apoio à Inclusão (DAIN). Os fiscais designados pela COMPERVE e pelo DAIN esperam a chegada desses candidatos na porta dos locais de prova e os acompanham até as salas. Além disso, um carro da UERN auxilia no transporte desses candidatos.

O candidato Francisco de Assis, já formado em História pela UERN, tem deficiência visual e este ano decidiu concorrer a uma vaga para o curso de Direito. Ele elogia a conquista da nova lei, mas afirma que as escolas da rede básica deveriam estar preparadas para receber os alunos com deficiência. “Essa lei é muito importante, mas o ideal mesmo era que houvesse acompanhamento desde a rede básica, assim não precisaríamos de cota”, afirmou Francisco.

Pela lei, 5% das vagas iniciais distribuídas por campus, curso, habilitação, turno e semestre letivo da UERN são destinadas a candidatos, exclusivamente, com deficiência comprovada. No PSV 2014 são 115 candidatos com deficiência, desses, 85 solicitaram assistência especial, sendo 52 só em Mossoró.