Campus Party tem participação expressiva da UERN e supera expectativas

Após quatro dias de palestras, oficinas, maratonas hackers e diversas outras atividades que atraíram cerca de 60 mil pessoas interessadas em aprender mais sobre programação e inovação, restou uma certeza sobre a Campus Party Natal: O evento, que superou as expectativas dos organizadores, possibilitou aos participantes uma rica troca de experiências e evidenciou o papel de destaque da UERN na área de tecnologia.

Com 30 alunos acampados durante os quatro dias de programação, além de outros 300 estudantes da instituição que visitaram o evento, a UERN teve participação ativa na feira de tecnologia, conquistando importantes premiações e sendo a principal universidade parceira do evento, que aconteceu da última quarta-feira até sábado, no Centro de Eventos de Natal.

Uma delas foi o segundo lugar no hackathon “Justiça na Ponta dos Dedos”, no qual os alunos do curso de Ciência da Computação do Campus de Natal desenvolveram um projeto que facilitava a compreensão de processos e termos jurídicos por parte de pessoas que não têm conhecimento na área do Direito.

A competição contou com a organização, além da Campus Party, da Justiça Federal no Rio Grande do Norte.

Uma das principais atividades da feira de tecnologia, os hackathons consistem em maratonas de programação, durante as quais equipes disputam entre si enquanto se propõem a resolver desafios ligados a temas específicos.

A Universidade também teve uma aluna participando da equipe que conquistou o terceiro lugar em outro Hackathon, organizado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Destaque em robótica

Outra importante premiação recebida por alunos da UERN foi o terceiro lugar na competição”Leve seu Robô”, na qual os participantes apresentaram robôs construídos durante a feira.

A equipe da UERN, formada por alunos de Ciência da Computação do Campus Central, criou um robô que se deslocava, batia palmas e cantava parabéns pra você, utilizando um sensor de proximidade para identificar quando havia pessoas próximas.

“Mesmo sem termos trabalhado com robótica antes, conseguimos obter conhecimento na área e montar um robô em cerca de 30 horas. E ainda conseguimos a terceira colocação, que foi muito gratificante”, relata a estudante Thaiza Medeiros, componente da equipe.

Thaiza acrescenta que as palestras, workshops, exposições e outras atividades foram bastante enriquecedoras, sobretudo por apresentar novas tecnologias ligadas tanto à computação quanto a outras áreas. “Em resumo, saímos do evento com muito conhecimento e motivação para aplicá-lo”, enfatiza a estudante.

Papel relevante

Para o reitor da UERN, Pedro Fernandes, a participação da Universidade como parceira da Campus Party mostra a relevância que ela possui em pesquisa, ensino e extensão nos temas relacionados ao evento.

O reitor destaca que a feira motivou nos estudantes o desejo e o esforço para empreenderem e buscarem seus objetivos. “Estar nesse ambiente possibilita que se aliem à área acadêmica com o espírito empreendedor e o sentimento para os estudantes de que eles são capazes”, frisa.

A professora Cicília Maia, que coordenou as atividades da UERN na Campus Party, ressalta que a Universidade participou do evento não apenas com estudantes, mas também com cerca de 30 técnicos e 50 professores. A UERN, salienta, ofereceu transporte entre os dias 10 e 15 de abril para que todos os membros da comunidade acadêmica pudessem se deslocar à Campus Party.

“Precisamos muito desse olhar para o futuro. Os campuseiros ficaram entusiasmadíssimos com a possibilidade de extrapolar o que é colocado dentro das quatro paredes de sala de aula com o conteúdo proposto pela Campus Party. Saímos desse evento extremamente motivados, entusiasmados, cheios de novos conhecimentos e ideias”, afirma a professora.

Por sua vez, o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, que participou do encerramento da feira, afirmou que a Campus Party “superou todas as expectativas” e destacou a importância da participação da UERN e de outras instituições de ensino no local. “Isso é fundamental. Acredito que pelo menos 80% dos participantes aqui são universitários, e nós precisamos investir na ciência e tecnologia”, comentou.

Ao todo, a Campus Party recebeu a visita de aproximadamente 60 mil pessoas, além de ter inscrito 5 mil campuseiros, dos quais 2 mil acamparam no próprio Centro de Eventos. O evento contou com mais de 250 horas de conteúdo, divididos entre palestras, exposições, oficinas, competições e outras atividades.