Campus de Pau dos Ferros realiza o II Forma Ação

O Campus da UERN em Pau dos Ferros realizou, entre os dias 2 e 4 de maio, a segunda edição do Forma Ação, projeto que tem como objetivo promover a formação de professores da rede pública de Pau dos Ferros e de alunos das licenciaturas, a partir da criação de um espaço dialógico que priorize saberes e práticas sobre a ética humanista.

Nesta segunda edição, que contou com cerca de 60 participantes, entre alunos e professores, foram realizados dois minicursos, com os temas “Práticas Pedagógicas Humanizadoras” e “O respeito à diferença e a língua de sinais no contexto da formação de professores”.

O primeiro minicurso teve coordenação e mediação das professoras Marília Cavalcante de Freitas Moreira e Terezinha Maria de Jesus Silva e dos discentes Maria Eliza Rocha Silva e José Mário de Souza, do curso de Pedagogia.

Já o segundo minicurso teve coordenação e mediação dos professores Michaell Chaves e Karine Nascimento Accioly e dos alunos João Filho de Queiros e Antônia Soares Alves, também do curso de Pedagogia.

O evento também contou com a palestra “Pedagogia Humanista, uma alternativa a Educação Contemporânea”, ministrada pela professora Sheyla Fontenele, do Departamento de Educação do Campus de Pau dos Ferros.

Na ocasião, ocorreu o relançamento do livro “Ética, Ética profissional e Educação”, de autoria da professora Sheyla Fontenele, que também irá lançar a publicação no IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores, em Lisboa, no próximo mês.

O II Forma Ação teve o encerramento realizado pela equipe da oficina de “Jogos de Cooperação, por uma cultura de Paz”, coordenada pelas alunas do curso de Pedagogia Gabriela Lima, Lídia Rafaela Alves Batista e Maria Selene de Carvalho.

A comissão organizadora do evento contou com a aluna Lídia Rafaela e o apoio dos discentes Marcos Barbosa de Aquino e Francisco Bezerra de Lima, também do curso de Pedagogia.

O projeto foi organizado em quatro edições, das quais as três primeiras têm cunho formativo. A última edição, que será promovida no próximo semestre, trará o I Concurso para Professores da UERN: Narrativas de Educadores que Fazem a Diferença”.

O Forma Ação tem como coordenadora a professora Sheyla Fontenele e como vice-coordenador o professor Michaell Chaves, membro da comunidade externa e professor da Educação Básica.

Entre os resultados do Forma Ação, estão a criação e o fortalecimento de uma rede de estudos, pesquisas e projetos no âmbito da Pedagogia Humanista, cujo princípio é o do bem pensar, sentir, agir e fazer.