...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Campus de Patu sedia II CONLLIT em agosto

Entre os dias 3 e 5 de agosto, o Campus Avançado de Patu da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte sedia o II Congresso de Linguística e Literatura (CONLLIT), um evento nacional de cunho acadêmico-científico e cultural.

O evento será promovido pelo Departamento de Letras Vernáculas do Campus de Patu, através do Grupo de Pesquisa em Ensino, Literatura e Linguagem (GELIN), com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Uern.

Os objetivos do II CONLLIT estão focados na produção do conhecimento científico e cultural que exponha o papel da universidade nas atividades de pesquisa, ensino e extensão. O evento reúne profissionais dos setores das áreas de Letras e da Educação como: pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, gestores educacionais e empresariais; professores da educação superior e da educação básica para um exercício de socialização e análise de estudos e experiências em suas áreas de atuação. “Trata-se de um evento que enaltece a produção do conhecimento científico, tendo a universidade como um dos principais espaços na realização desta atividade”, frisa a Profa. Dra. Beatriz Pazini Ferreira, uma das organizadoras do evento.

O II CONLLIT tem como tema central: Saberes, linguagens e ensino em tempos de pandemia, que tem por finalidade dialogar sobre os saberes que permeiam a relação entre ensino, aprendizagem, língua(s), literatura e sociedade em tempos de pandemia, desenvolvendo reflexões críticas acerca das questões políticas e sociais, visto que temos vivenciado tempos inusitados, de mudanças rápidas e muitas incertezas.

O II CONLLIT será composto por duas conferências: a de abertura, no dia 03/08, no período matutino, intitulada “Toda palavra lavra, toda palavra colhe”, ministrada pelo escritor Marcelino Freire. E a conferência de encerramento, no dia 05/08, período noturno, intitulada “Linguagens e saberes na fronteira do presencial-virtual como lugares de ensino em contexto (pós) pandêmico”, ministrada pelo professor Kanavillil Rajagopalan. Será um momento de diálogo entre pesquisadores(as) e público em torno de uma temática, enfatizando experiências, vivências e pesquisas realizadas que possam delinear cenários e propostas.

As mesas-redondas também serão duas. Todas no período matutino. Na quarta-feira, 04/08, estará presente o Prof. Dr. Alexandre Villibor Flory, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que discutirá sobre “Teatro e sociedade em Martins Pena”; e do Prof. Dr. Rogério Fernandes dos Santos, da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), que dialogará sobre os “Escravizados e náufragos da existência: ecos do colonialismo na prosa machadiana”. Na quinta-feira, 05/08, teremos a segunda mesa-redonda e contará com a presença do Prof. Dr. Gabriel Nascimento, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), cuja temática será “Linguagem, racismo linguístico e cidadania linguística”, e do Prof. Dr. Alexandre Cadilhe, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que discutirá sobre “Educação Linguística e Direitos Humanos”.

Haverá também treze simpósios temáticos: 1) Multiletramentos e ensino remoto; 2) Ensino de língua portuguesa e tecnologias em contexto de ensino remoto; 3) Letramentos acadêmicos e escolares: reflexões sobre a produção e circulação de saberes, identidades sociais e relações de poder; 4) Ensino remoto e o processo de ensino/aprendizagem: o que nos dizem os sujeitos; 5) Ensino de leitura e de escrita no espaço escolar; 6) Libras; 7) Estudos do discurso e mídias digitais; 8) Pesquisa e extensão em literatura no ensino remoto; 9) Marxismo e crítica literária; 10) Ensino de literatura no contexto de pandemia: propostas e reflexões; 11) Literaturas contemporâneas do sul global: leituras interseccionais; 12) Literatura e outras artes: diálogos sob perspectiva semiótica; 13) O legado dos modernistas: 100 anos de arte moderna. Os simpósios temáticos serão realizados na quarta e quinta-feira no período vespertino e será transmitido por meio da Plataforma Google Meet.

Atividades culturais também serão realizadas. Na abertura do evento, seremos agraciados com a apresentação de Maria Juliana e Michel Costa intitulada “Liras guardadas”. Na quarta-feira, no período noturno, teremos duas apresentações teatrais: a do Projeto de Extensão Cineatro, intitulado, “Fora de controle” e a da artista Lilian de Lima com a peça “Pagu, anjo incorruptível”. No encerramento do evento, teremos a última apresentação cultural com Conde Suassuna com a performance “Não consigo respirar”. O II CONLLIT será transmitido pelo Canal do YouTube do Departamento de Letras/CAP e também pelo Google Meet, no caso os Simpósios Temáticos. Para maiores informações e inscrições, acessar o link https://linktr.ee/conllit.

DATAS IMPORTANTES

Submissão de resumos: 10 de junho a 30 de julho de 2021.

Avaliação de resumos (professores dos simpósios): até 20 de julho de 2021

Resultado das avaliações: até 27 de julho de 2021

Inscrições: 10 de junho a 30 de julho de 2021 (favor submeter resumo até 10 de julho, caso queira apresentar trabalho)

Envio de trabalho completo: até 04 de outubro de 2021.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support