Campus de Natal recebe Congresso Nacional de Ensino Religioso

Nesta sexta (20), o Campus da Uern em Natal está sediando o IX Congresso Nacional de Ensino Religioso (Conere) e o I Congresso Latino-americano de Educação e Ciência(s) da Religião (ões). O evento começou ontem(19) e segue até este sábado(21), reunindo estudantes e professores da área.

A iniciativa é do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER), buscando dar continuidade ao objetivo de subsidiar o esforço de professores, associações e pesquisadores na efetivação do Ensino Religioso na Educação Básica. O FONAPER organiza, em parceria com a UERN (através do Curso de Licenciatura em Ciências da Religião), o IX CONERE, com o tema “Conhecimentos Religiosos, Culturas e Educação: tecendo práticas inovadoras”, com a realização conjunta do Congresso Latino-Americano, para internacionalizar as ações do Fórum.

Na coordenação geral do evento está do Curso de Ciências da Religião do Campus de Natal, professora Araceli Sobreira Benevides, que compôs a mesa de abertura do evento ao lado do Prof. Dr. Chico Dantas, diretor do Campus, e do Prof. João Bosco Filho, coordenador do Curso de Ciências da Religião.

Outros professores da Universidade também compõem a comissão organizadora local do Conere: Ana Maria de Medeiros Lucas Antônio Júlio Garcia Freire (UERN), Irene de Araújo van den Berg (UERN), João Bosco Filho (UERN), Josineide Silveira de Oliveira (UERN e GRECOM), Maria Augusta Souza Torres (UERN e SEEC), Maria Lucien Reinaldo de Oliveira (UERN), Waldney de Souza Rodrigues Costa (UERN) e Valdicley Euflausino da Silva (UERN). A mesma comissão ainda tem como membros o  Dr. Écio Cecchetti,  Maria do Socorro Oliveira (SME/Natal) e Vera Lúcia Coelho da Costa (SEEC/RN).

Nas últimas duas décadas, o Ensino Religioso avançou consideravelmente no desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, constituída por saberes pedagógicos que mobilizam conhecimentos religiosos para um ensino não-confessional, voltado ao acolhimento e respeito da diversidade religiosa e cultural brasileira. A formação específica, realizada em cursos de Licenciatura em Ensino Religioso ou em Ciência(s) da(s) Religião(ões), como o oferecido pela UERN em Natal, produziu novas formas de pensar e agir no ambiente da sala de aula, alterando o status de uma disciplina presente na educação brasileira por séculos.

Nesta sexta, a programação acontece no Campus de Natal da UERN (Av. Doutor João Medeiros Filho, n. 3419, Bairro Pontengi). Amanhã (21), volta ao Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves – CEMURE (Av. Coronel Estevam, 3705, Bairro Nazaré), onde começou ontem (19).

Confira o que ainda está por vir no CONERE:

20 de outubro

13h30min às 15h30min | Espaços Pedagógicos, Pôsteres e Grupos de

Trabalho (GTs)

16h às 18h | Mesa: O Ensino Religioso na Atual Conjuntura Brasileira

Dr. Ivan Cláudio Pereira Siqueira (CNE e USP)

Dr. Hugo Alexandre Espínola Mangueira (Uniamérica)

Dr. Lusival Antonio Barcellos (FONAPER e UFPB)

Coordenação: Dr. Elcio Cecchetti (UNOCHAPECÓ e FONAPER)

18h às 19h | Assembléia Ordinária do FONAPER

19h | Lançamento de Livros e Atividades Culturais

21 de outubro