...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Campus de Natal promove evento para ajudar jovens a conhecer para escolher um curso universitário e profissão

Que carreira vou seguir?

É a resposta para essa pergunta que se exige de jovens de 17 anos, diante da escolha do curso universitário. Considerando a pouca idade, é comum que os jovens não tenham todas as informações, especialmente sobre o mercado de trabalho que encontrarão.

Às vésperas do ENEM e do SiSU, para ajudar os futuros universitários, o Campus da UERN em Natal vai promover nas próximas quinta (08) e sexta (09), das 9h às 16h, o evento “Um dia no campus”, para apresentar os cinco cursos de graduação oferecidos pela Universidade do Estado na Zona Norte da capital: Direito, Ciência da Computação, Ciência e Tecnologia, Turismo e Ciência da Religião.

Durante os dois dias, professores e alunos de vão apresentar de várias formas (oficinas, aulas, demonstrações da produção acadêmica) informações sobre os cursos, bem como sobre o mercado de trabalho para cada profissão.

A previsão dos organizadores é que “Um dia no campus” seja visitado por mais de 2 mil alunos de 25 escolas estaduais de Ensino Médio, de Natal, Extremoz, São Gonçalo do Amarante e Macaíba.

Mas o evento é aberto ao público e gratuito.

Veja um pouco do que será apresentado por cada curso:

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO:
O curso de Ciência da Computação receberá os estudantes de Ensino Médio, apresentando um pouco do que é desenvolvido em suas disciplinas e em seus projetos de pesquisa e extensão, assim os visitantes serão convidados a participar de oficinas de noções de criação de jogos computacionais e a interagir com sistemas computacionais que utilizam inteligência artificial e robôs, além de verificar aplicações de redes de sensores sem fio, como o sensoriamento de temperatura e luminosidade de um ambiente.

A ideia é fornecer aos visitantes uma amostra do que o curso aborda e desenvolve. Durante o evento, alunos do curso apresentarão suas produções acadêmicas mais recentes, passando um pouco de suas experiências.

O avanço da computação tem feito a demanda por profissionais especializados nessa área aumentar cada vez mais a necessidade de especialistas em TIC (Tecnologia da Informação e Telecomunicações) na América Latina, por exemplo, irá superar a oferta em 449 mil profissionais até 2019, de acordo com o estudo The Network Skills in Latin America, encomendado pela Cisco à IDC. O Brasil tem a maior lacuna de habilidades em rede da região: somente em 2015, o país teve um déficit de 195 mil profissionais capacitados e empregados em tempo integral, um número que deve diminuir em apenas 16 mil até 2019.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA:
É o mais novo entre os cursos que a UERN oferece no Campus de Natal. Por isso, durante o evento “Um dia no campus”, será feita uma explanação sobre o que é o Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia. Depois serão apresentadas experiências práticas, como separação do álcool da gasolina e mostrando o uso nitrogênio para congelamento.

DIREITO
Através de folders e da apresentação das instalações físicas (salas de aulas, biblioteca e Núcleo de Prática Jurídica) do Campus de Natal, o curso Direito vai informar aos visitantes de seu stand sobre o que o curso oferece e sobre as várias carreiras jurídicas que podem ser seguidas pelos profissionais da área.

O curso de Direito do Campus da UERN em Natal alcançou nota máxima no último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. E vem se posicionando sempre entre as melhores colocações no ranking da OAB/RN, com índice de 80% de aprovação nos exames da Ordem.

O corpo docente é 90% formado de mestres e doutores e também diversificado, tendo advogados, juízes e membros do Ministério Público entre seus integrantes. Esta diversidade permite ao aluno uma formação com vários olhares sobre a demanda e a atuação no mercado de trabalho. Em 2017, a UERN abrirá mais 40 vagas para o curso de Direito em Natal, somando 80 vagas abertas por ano, com percentual de quase 0% de evasão e 100% de conclusão.

TURISMO
Além de apresentar as opções do mercado de trabalho para os turismólogos, o curso vai promover, durante o evento, aulas e oficina como vários temas: Inglês, Turismo e Sustentabilidade, Fotografia, Empreendedorismo, Marketing Pessoal e Eventos.

CIÊNCIA DA RELIGIÃO
O curso de licenciatura forma profissionais de educação com fundamentação filosófica, teológica e pedagógica, com ênfase nos estudos do fenômeno religioso, valorizando o pluralismo e a diversidade cultural presentes na história da humanidade.

Com isso, a formação pretende capacitar profissionalmente docentes para a ação pedagógica levando em conta os conteúdos e as metodologias adequados à construção do conhecimento, valores éticos, morais e espirituais, para a atuação do professor do Ensino Religioso. Para chamar a atenção dos visitantes de “Um dia no campus”, o curso vai apresentar vestimentas de algumas matizes religiosas.

Sobre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte em Natal
O acesso aos cursos de graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte se dá através do Sisu. A UERN é pública e gratuita. O Campus de Natal foi criado em 2002 e, desde março de 2015, funciona no Complexo Cultural da UERN, na Av. Dr. João Medeiros Filho, zona Norte.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support