Campus de Caicó promove evento de Filosofia e Cultura Popular

O Campus Avançado de Caicó (CAC/UERN) realizou no início do mês, dia 02 de agosto, a primeira ação do II Filocultura. O evento se deu no pátio do Campus Caicó com apresentações culturais por parte de outros projetos de extensão como: “Filoarte”, que é coordenado pelo Prof. Dr. Lourival Hasido; “Música e arte na academia”, que é coordenado pelo Prof. Dr. Dulcian Azevedo; e, de forma independente, alguns alunos do curso de Filosofia fizeram apresentações.

Além do momento cultural, foi realizada uma mesa redonda em que se discutiu o tema “Cultura popular e academia”. Para a efetivação desta discussão, a mesa foi composta por: Prof. Me. Rômulo Lima (UEPB/Catolé do Rocha), Custódio Jacinto (Casa de Pedra/Coletivo de Arte) e Alexandre Muniz (Diretor do Centro Cultural Adjunto Dias/Ator da companhia Trapiá de teatro de Caicó).

Para os organizadores, o evento, assim como o projeto, é importante para a vida da universidade, para a formação cultural, que é um dos pontos que a universidade deve estar preocupada. O evento atingiu um notável número de alunos do curso de Filosofia e Enfermagem, além de contar com a participação de pessoas que não são do meio acadêmico.

EXTENSÃO – O evento de extensão “II Filocultura: filosofia e cultura popular”, que acontece uma vez por mês no Campus Caicó, busca viabilizar o diálogo entre a academia e as expressões mais legítimas da cultura popular de Caicó e do Seridó potiguar. O que se pretende não é apenas um monólogo ou um debruçar-se da filosofia, enquanto disciplina, sobre as diversas manifestações culturais, mas proporcionar aos alunos do Curso de Filosofia, do Campus Caicó da UERN uma interação com as condições históricas e, principalmente, culturais nas quais os mesmos estão inseridos.