Campus de Assú abre programação do SAMBA 2020.2

A acolhida aos calouros da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) está acontecendo de forma diferente. Neste semestre, devido à pandemia de Covid-19, o Seminário de Ambientação Acadêmica (Samba) está acontecendo de forma remota, através da Plataforma Google Meet.

Neste semestre, os abraços tão característicos da recepção aos alunos ingressantes estão acontecendo através das telas durante o Samba virtual. O Campus de Assú foi o primeiro a realizar o seminário neste novo formato, um evento  bastante concorrido, realizado na noite desta terça-feira (8), que reuniu a capacidade máxima de pessoas na plataforma ao mesmo tempo.

Mesmo com o distanciamento, o que não mudou foi a emoção e o entusiasmo em conhecer a Universidade onde passarão os próximos anos e de onde sairão graduados e capacitados para o mercado de trabalho.

A vice-reitora Fátima Raquel Morais registrou a emoção do momento de acolhida em sua saudação à comunidade acadêmica, direcionada especialmente aos estudantes ingressantes. Ela fez uma reflexão sobre este momento atípico, fazendo referência à fala da professora Edméa Santos (UFRRJ) durante a aula inaugural do semestre, realizada antes do Samba, e falou sobre a importância do protagonismo dos estudantes neste processo, bem como o compartilhamento de saberes entre professores e estudantes. “Nós precisamos muito de vocês, discentes, porque vocês são muito mais ‘descolados’ nas tecnologias do que a gente. Precisamos demais de vocês! E esse semestre só será exitoso, e tenho certeza que será, se estivermos todos unidos em prol de fazer o melhor possível”.

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) estava representado por Gabriela Lima, que apresentou as principais ações desenvolvidas pelo Diretório e ressaltou a importância do auxílio inclusão digital. “A Universidade ter uma política de inclusão dessas é tocante. A gente sabe que os alunos mais carentes do RN são os alunos da UERN, que atende a maioria da população do RN com seus campi em todas as regiões do Estado”.

A diretora do Campus de Assú, Marlúcia Barros, apresentou a equipe gestora do Campus aos novos membros da comunidade acadêmica. Ela convidou todos os presentes a repetir o gesto de um abraço. “Sintam o abraço firme para que a gente possa vencer esse momento juntos, com a alegria de estar superando nossas dificuldades e limitações, de estarmos aprendendo juntos, a fazer juntos”.

Setembro Amarelo – Esta edição do Samba está inserida na programação do Setembro Amarelo, que chama a atenção para a valorização da vida. A assistente social da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, Leila Meneses, fez uma explanação sobre o tema, e apresentou alguns serviços que a Universidade disponibiliza para os estudantes que precisem de acompanhamento psicossocial.

A programação do Samba continua até a próxima semana. Confira o cronograma e links de acesso.