...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Campus da UERN em Pau dos Ferros inaugurará biblioteca no dia 30 de novembro

A Reitoria da UERN e a direção do Campus Avançado de Pau dos Ferros realizarão na próxima sexta-feira (30), às 9h, a inauguração da nova sede da Biblioteca Setorial Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas.

Contemplada com o edital do CT-Infra, da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), a biblioteca foi construída com recursos captados pela pós-graduação com os programas estabelecidos no CAMEAM/UERN – Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) – e contou com contrapartida da UERN.

“É uma grande satisfação ver essa obra concluída. Ainda como pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, eu participei da formulação desse projeto. Tenho certeza que Pau dos Ferros fará bom uso”, afirma o reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto.

Conforme a direção do Campus, os professores do PPGL fizeram a indicação para construir uma biblioteca com esses recursos aplicados pelo CT-Infra/FINEP, que proporciona, dentre outras coisas, e por editais específicos, investimentos em Programas de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado). A realização foi acompanhada por uma comissão de professores doutores liderados por Maria Lúcia Pessoa Sampaio, Ivanaldo Oliveira dos Santos Filho, Guilherme de Oliveira Martins, Gilton Sampaio de Souza e, ainda, e pelo bibliotecário Tiago Emanuel Maia Freire.

A Biblioteca Setorial leva o nome do Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, diretor do Colégio Diocesano de Mossoró e ex-reitor da UERN. Padre Sátiro, que tem 89 anos, liderou o processo de estadualização da UERN. Já o novo auditório da biblioteca levará o nome da professora Joseney Rodrigues de Queiroz (in memoriam), que foi diretora do CAMEAM nos anos de 2016 e 2017.

A nova biblioteca foi a primeira grande obra, com recursos provenientes da Finep, fora do Campus Central. Trata-se de um projeto grandioso, resultado da construção coletiva de vários docentes e técnicos-administrativos ao longo dos últimos anos.

A obra foi executada pela empresa RCC – LTDA, vencedora da licitação, e teve projeto acompanhado pelo engenheiro civil Xavier Oliveira, fiscal do contrato e integrante da equipe da Assessoria de Infraestrutura da UERN. Assessor de Infraestrutura, Osmídio Dantas explica que a biblioteca é totalmente acessível e tem plataforma elevatória para pessoas com necessidades especiais. A fiscalização da obra também contou com outros profissionais da Assessoria de Infraestrutura, como a engenheira elétrica Maria Teresa, a engenheira de segurança do trabalho Sara Barroso e as arquitetas Bruna Dantas e Giomara Lopes.

Estrutura
O prédio, de arquitetura moderna, tem três pavimentos: o primeiro piso (térreo) será ocupado pelo acervo de mais de quase 20 mil livros e periódicos. Já o segundo piso será destinado a salas de estudos individuais e coletivos.

O terceiro piso se constitui de um auditório com capacidade para 150 pessoas. Além disso, nos pisos dois e três há salas administrativas e de reuniões, além de uma plataforma elevatória, já em pleno funcionamento, destinada a promover a acessibilidade a pessoas com necessidades especiais.

A nova biblioteca vai beneficiar diretamente uma comunidade de quase duas mil pessoas e servirá como local bem mais confortável de estudo e pesquisa para milhares de estudantes, servidores técnico-administrativos e professores/as, além de se tornar uma biblioteca pública para toda a comunidade alto-oestana.

Os professores Jailson José dos Santos e Agassiel de Medeiros Alves, respectivamente, diretor e vice-diretor do Campus, falam com entusiasmo dos serviços que as novas instalações da biblioteca vão proporcionar à Comunidade Acadêmica da UERN em Pau dos Ferros.

A direção do Campus reforça o convite para toda a comunidade. Na ocasião, haverá apresentação da Orquestra Filarmônica Pauferrense “Antônio de Holanda Cavalcanti”, um projeto de orquestra sinfônica que se desenvolve em parceria com o Campus da UERN em Pau dos Ferros e vai abrilhantar a solenidade de inauguração da biblioteca.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support