...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Campanha UERN Lilás alerta para a importância de combater a violência contra a mulher

Neste mês de agosto, acontece em todo o Brasil a campanha #AgostoLilás que desperta a atenção da sociedade para a necessidade de combater e prevenir a violência contra a mulher. No âmbito do Rio Grande do Norte, a Lei Nº 10.066, de 30 de maio de 2016, instituiu a campanha no calendário oficial do RN.

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) se veste de lilás e ressalta a importância dessa bandeira.

“Nós enquanto mulheres, precisamos amplificar cada vez mais nossa voz sobre os vários tipos de violência existentes. Temos um mês dedicado a essa pauta importante, mas chamo a atenção que devemos fazer isso como prática diária olhando e agindo com atitude e coragem para combater qualquer que seja a violência seja em casa, no trabalho e/ou lazer. Sejamos vigilantes umas com as outras, vamos nos proteger”, defende Cicília Maia, chefe de gabinete da Reitoria.

A professora Fernanda Abreu, da Faculdade de Direito (FAD), tem realizado vários estudos sobre o tema. Neste vídeo, ela aborda, juntamente com outras professoras da Uern – Patrícia Moreira e Carla Barros, do curso de Direito, Campus de Natal – a condição de vulnerabilidade das mulheres durante a Pandemia.

Fernanda Abreu explica que o dia 7 de agosto corresponde à data de aniversário da Lei Maria da Penha e, para dar ênfase a esse importante instrumento se prevenção e enfrentamento da violência contra as mulheres, foi criada a campanha “Agosto Lilás”.

“Para nós é muito importante fomentar o conhecimento da lei em questão, não apenas como uma norma para punição de quem pratica esse tipo de violência, mas como um conjunto de políticas públicas e ações de responsabilidade social obrigatórias para compreensão, prevenção e combate da violência em nosso país, que é o quinto no mundo na prática de violência contra as mulheres. É crucial que compreendamos isto como inaceitável e que, assim compreendendo, juntos, todos e todas, atuemos para mudar essa realidade”, afirma Fernanda.

A professora convida toda a sociedade a refletir sobre esse grave fenômeno que é violência contra a mulher.

“Um fenômeno que inferioriza, mata, que ataca frontalmente a capacidade de vivência digna e de desenvolvimento da sociedade como um todo. Que tal começarmos apoiando campanhas como esta e combatendo toda forma de violência dentro de nossas casas e nos nossos círculos de amizade? Vamos todos juntos”, convoca Fernanda Abreu.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support