Campanha Meu Melhor Natal inicia entrega de presentes

Alegria e descontração marcaram a entrega dos presentes da campanha Meu Melhor Natal, realizada nesta segunda-feira, 2. As primeiras instituições beneficiadas foram a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e a Creche Erondina Cavalcanti Dantas.

Esta é a 22ª edição da campanha, desenvolvida pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e conduzida pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP/UERN). O tema deste ano é “Incluir Brincando”.

“Estou me sentindo realizada e bem feliz”, contou Heliane da Silva, mãe do menor Eliseu Gabriel, de 11 anos, beneficiário da APAE.

Coordenadora da Associação, Jane Figueiredo salientou a importância desses projetos de inclusão promovidos pela UERN. “A gente só tem a agradecer e ver a felicidade no rosto de cada um”, disse.

Na Creche Erondina Cavalcanti Dantas, o momento foi de bastante felicidade. Para Fabíola de Araújo, mãe da aluna Maria Izabele, de 3 anos, o projeto se mostrou bastante educativo. Para ela, “foi um momento de muita satisfação”.

Antes da entrega dos brinquedos, tanto as pessoas com deficiência como as crianças da creche assistiram a peça “Um Encontro com a Terra”, criada pelo grupo “Fanáticos da Química”, formado por alunos do curso de Química da UERN.

O diretor da Fundação Sócio-Educativa do Rio Grande do Norte (FUNCERN), padre Sátiro Cavalcanti Dantas, estava na creche quando os presentes foram entregues. O padre destacou o papel da educação na formação dos cidadãos e agradeceu aos organizadores da campanha em nome da comunidade. “É a educação que transforma”, afirmou.

Segundo a vice-reitora Fátima Raquel Rosado Morais, a Universidade é feita para a sociedade e tem uma importante função para além de seus campi. “Ela tem um papel muito forte não apenas na formação acadêmica, mas também na valorização e na inclusão da comunidade no seu espaço”, destacou.

População ainda pode doar

As doações para a campanha Meu Melhor Natal continuam até o dia 16 de dezembro. A meta deste ano é beneficiar mais de 2,7 mil crianças.

É possível doar em uma das instituições parceiras: Conselho Regional de Medicina (CRM), Loja Maçônica Liberdade 33, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – subsecção de Mossoró, Núcleo de Ginecologia e Obstetrícia de Mossoró (NGO), Partage Shopping Mossoró, Grupo Coisas de Mãe, Centro de Análises Clínicas e Imunológicas de Mossoró (CACIM), Residencial Veronique, TV Cabo Mossoró (TCM), Centro Educacional Cores e Formas e a TV Cidade Oeste.

Além desses locais, recebem brinquedos os setores administrativos e acadêmicos da UERN.

Os brinquedos serão distribuídos entre crianças de 0 a 6 anos matriculadas em Unidades de Educação Infantil (UEIs) públicas, escolas da zona rural e entidades sociais e de saúde que atendem a crianças carentes.