CAMEAM REALIZARÁ I JORNADA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

O Campus Avançado Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM) realizará, de 30 de novembro a 1º de dezembro de 2007 a I Jornada de Educação em Direitos Humanos, no Auditório da Escola Estadual 04 de Setembro, em Pau dos Ferros.

O evento é uma promoção da Comissão Interinstitucional de Direitos Humanos e Núcleo de Extensão Universitária em Educação em Direitos Humanos (NUEDH), do Departamento de Educação do CAMEAM/UERN.

Além da participação do NUEDH, outras instituições também estão em parceria com o evento, como o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (SINTE-RN, regional de Pau dos Ferros), a Pastoral da Criança, a Secretaria Pública Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde Pública, o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental (CEPEAM), representantes do Poder Legislativo Municipal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, Direção do Complexo Penal Regional, além de representantes de Agentes Penitenciários e da Polícia Militar e da Juventude Franciscana (JUFRA).

Dia 30 de Novembro (sexta-feira):
Horário: das 7h30 às 11h30
Mesa-Redonda: Os principais temas do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos.
Expositores(a)/debatedores(a):

Fundamentos Teórico-metodológicos dos Direitos Humanos: Profª Josefa Aldacéia Chagas de Oliveira. Professora do Departamento de Educação- DE/CAMEAM/UERN:

Temas do PNEDH:
1 – Educação Básica: Profª Vanja Maria Correia Lopes. Profª do Departamento de Educação- DE/CAMEAM/UERN.

2 -Ensino Superior: Profª Simone Cabral Marinho dos Santos. Professora do Departamento de Educação- DE/CAMEAM/UERN e Assessora da PROEX/UERN.

3- Educação Não-Formal: Profª. Ana Morais Costa. Pró-Reitora de Extensão da UERN.

4 – Educação dos Profissionais dos Sistemas de Justiça e Segurança.
Dr. João Afonso Morais Pordeus   – Juiz de Direito da Comarca de Pau dos Ferros,RN.
Geraldo Wanderley – Ouvidor do Estado do Rio Grande do Norte.

5- Educação e Mídia: Roberto Monte. Membro do Comitê Estadual de Direitos Humanos/RN.
As falas de cada expositor (a)-debatedor (a) serão intercaladas por uma atividade artístico-cultural.

TURNO VESPERTINO:
Das 13h30 Às l7h30

OFICINAS PEDAGÓGICAS:
1 – Violência institucional nos Sistemas de Justiça, Segurança Pública e Administração Penitenciária.

2 – Preconceito e discriminação étnico-racial, de gênero e geração.

3 – Estatuto da Criança e do Adolescente: indisciplina e violência nas escolas. Delinqüência e rebeldia juvenis: desmistificando o ECA.

4 – Humanização no atendimento público à saúde.

5 – Os Direitos Humanos no Currículo da educação Básica.

6- Educação Ambiental e Cidadania.

Dia 1º de Dezembro de 2007 (Sábado):

Das 8h às 11h: Continuidade das oficinas pedagógicas.
Das 11h às 12h: Plenária Final

Mais informações:
de_pferros@uern.br ou pelos fones: 3351 – 2560 / 3351 3909
sintepdosferros@brisanet.com.br ou pelo fone: 3351-3549.

Mário Gerson
Agecom-UERN