...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

CAMEAM em Pau dos Ferros celebra 42 anos de história

Fundado em 28 de setembro de 1976, o Campus Avançado Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Pau dos Ferros, comemora 42 anos formando e transformando vidas e a realidade socioeconômica da região do Alto Oeste. O Campus foi criado pelo Ato nº 15/76, assinado pelo então prefeito de Mossoró, Jerônimo Dix-huit Rosado Maia.

O CAMEAM divide as comemorações de aniversário com a própria UERN, que também celebra nesta sexta-feira 50 anos de história. Ao longo dessas décadas, o Campus de Pau dos Ferros se consolidou como referência no ensino superior na região, com cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado.

“O Campus da UERN em Pau dos Ferros constitui parte importante da nossa Instituição. O Campus fincado no Alto Oeste potiguar desenvolve a sua missão de formar pessoas e transformar vidas. Com reconhecida força da sua graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão universitária, a UERN em Pau dos Ferros, com uma comunidade de mais de dois mil estudantes vinculados ao ensino superior, é ciente desse papel transformador que a Instituição leva às pessoas do interior do Rio Grande do Norte”, avalia o diretor do CAMEAM, Jailson José dos Santos.

São ofertados 14 cursos com entradas regulares, sendo nove cursos de graduação, quatro de mestrado e um de doutorado. O Campus ainda trabalha a oferta de Doutorado Interinstitucional (DINTER), como instituição promotora, junto ao Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão–PE).

Jailson dos Santos enfatiza que a pós-graduação é um dos destaques do CAMEAM. Em 2008, quando foi implantado o Mestrado em Letras, Pau dos Ferros foi a menor cidade do Brasil a ofertar um curso de Mestrado Acadêmico. Hoje o Campus se destaca no interior do Nordeste Semiárido como um Centro de Ensino Superior também no nível da pós-graduação que tem atraído alunos do interior do Nordeste e também de capitais como Natal e Fortaleza.

O amadurecimento na pesquisa e o crescimento na área possibilitaram ao Campus a captação de recursos através de projetos. “A biblioteca foi fruto de um projeto de pesquisa”, ressalta o diretor. Com três pavimentos modernos numa área de 700 m², a construção da biblioteca foi contemplada com o edital do CT-Infra, da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), orçada em mais de R$ 1,3 milhão.

“O Campus tem se destacado na pós-graduação. Com muitos grupos de pesquisa, a UERN em Pau dos Ferros já conta cinco programas de pós-graduação – Mestrado e Doutorado, e agora oferta o primeiro Doutorado Interinstitucional, primeiro da Instituição, que levará a experiência de pós-graduação ao interior de Pernambuco. Uma façanha para um Campus do interior do RN, que é locus de excelência na pesquisa”.

Para Jailson José dos Santos, o CAMEAM atua como fomentador do desenvolvimento regional, enfatizando o impacto social que os cursos e atividades oferecidas pela unidade possuem na região.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support