CAMEAM desenvolve programação comemorativa aos seus 40 anos

Em uma noite de cultura, apresentações e homenagens, o Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Pau dos Ferros, iniciou oficialmente nesta quarta-feira, 4, a programação comemorativa dos 40 anos da unidade. As atividades da XVII Semana Universitária seguem até próximo sábado, 7.

A solenidade contou com a presença do subchefe do gabinete da reitoria, professor Me. Esdras Marchezan Sales, representando o reitor da UERN, o professor Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto; do diretor do CAMEAM, professor Me. Jailson José dos Santos; do prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo; da coordenadora da Semana Universitária, Sidneia Maia de Oliveira Rêgo; do pró-reitor de Extensão, Emanoel Márcio Nunes; da pró-reitora de Ensino de Graduação, Francisca Maria de Souza Ramos; da pró-reitora adjunta de Recursos Humanos, Jéssica Neiva; e representantes dos segmentos da UERN e de Instituições de Ensino Superior (IES).

Os participantes do evento foram acolhidos com a apresentação do quinteto de cordas “Quinta Fermata”, da cidade de Luís Gomes. Logo após, o subchefe do gabinete Esdras Marchezan Sales abriu oficialmente a programação festiva, que tem como tema “UERN – Pau dos Ferros: 40 anos transformando vidas”.

Em nome de todos que fazem o CAMEAM, o professor Jailson José dos Santos prestou uma homenagem à diretora do Campus, Joseney Rodrigues, que faleceu em um acidente em junho desse ano. “A professora Joseney deixou um importante legado de trabalho em prol do CAMEAM. A preparação dessa semana foi iniciada por ela, e nós estamos dando continuidade a esta importante comemoração”, declara.

O prefeito Leonardo Rêgo destacou a relevância do Campus para a região. “Todas as conquistas e desenvolvimento do município passam pela Universidade”, afirma, enfatizando a necessidade da parceria entre a UERN e instituições públicas e privadas para fortalecer cada vez mais o trabalho da academia junto à comunidade.

Esdras Marchezan enfatizou que diante desse momento de instabilidade de garantias de direitos em todo o país e de ataques contra a Universidade, é de suma importância a união de todos que fazem a comunidade acadêmica, a fim de fortalecer a instituição. “É o momento união, de dialogar para melhorar os resultados positivos que vimos tendo, garantir a eficiência dos serviços e ampliar a proximidade da UERN com a sociedade”, finaliza.

A programação de abertura da XVII Semana Universitária contou ainda com uma conferência ministrada pelo economista e diretor do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Rio Grande do Norte, José Aldemir Freire.

A Semana Universitária terá exposição, conferências, minicursos, oficinas, encontro de turmas dos egressos, torneio esportivo, atividades culturais, entre outros. O encerramento será neste sábado, 7, com uma caminhada pelos primeiros locais de funcionamento do campus até a sede atual.

A programação pode ser conferida aqui.