...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

CAMEAM ABRE INSCRIÇÕES À V SELLP

Já estão abertas as inscrições para minicursos na V Semana de Estudos Linguísticos e Literários de Pau dos Ferros (SELLP). As inscrições podem ser feitas no  Departamento de Letras/Campus Avançado Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM) da universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) em Pau dos Ferros, das 8h às 11h30min e das 19h20min às 21h30min, ou através do e-mail v_sellp@yahoo.com .br. Neste último caso, o interessado deve preencher a ficha de inscrição na qual marcará os minicursos escolhidos em  1ª opção, 2ª e 3ª opções, scanear o comprovante de pagamento e enviá-lo para o endereço de e-mail. A taxa é de R$ 10,00 para inscrição em um minicurso e R$ 5,00 para inscrição a partir do segundo minicurso

.

V SELLP – V SEMANA DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS DE PAU DOS FERROS

De 28/11(terça-feira) a 01/12 (sexta-feira)

www.uern.br/eventos/sellp

RELAÇÃO DOS MINICURSOS

Nº     TEMA      MINISTRANTE      EMENTA      HORÁRIO

 

01 Gulliver’s Travels: dialogismo, carnavalização e sátira menipéia
Prof. Mestrando Evaldo Gondim dos Santos

O romance dialógico; as categorias da cosmovisão carnavalesca; a síncrese e anácrise no diálogo socrático; a
sátira menipéia ou luciânica; Gulliver’s Travels

Quinta: 8:00 às 9:20 e 14:00 às 17:15

02 O uso do texto literário na sala de aula de língua materna

Prof. Ms. José Vilian Mangueira; Profª Ms. Maria Aparecida da Costa G. Ferreira e Profª Drª Maria Edileuza da Costa

Proporcionar aos alunos teoria e prática para o estudo do texto literário na sala de aula

Quarta-feira :19 às 22:00 e Quinta 19:00 às 20:20

03 Oficina de leitura em Língua Inglesa

Prof Esp.Claudionol Nunes
Correa  O conceito de leitura. O processo "TOP DOWN". O processo "BOTTON UP". As pistas extralingüísticas para a compreensão leitora.

Sexta-feira: 8:00 às 11:30 e 14:00 às 15:30

04 Elaboração de Projetos de Pesquisa 

Prof. Dr. Gilton Sampaio de Souza

Produção do conhecimento e pesquisa científica; subsídios
teórico-metodológicos para a elaboração de projetos de pesquisa

Quarta: 8:00 às 9:20, das14:00 às 15:30 e das 19:00 às 20:20

05 Uma introdução à Lingüística de Corpus

Prof. Ms. Nilson Roberto Barros da Silva

Uma visão geral da Lingüística de Corpus; a construção do
corpus; o programa Word Smith Tools.

Sexta: 8:00 às 11:30 e 14:00 às 15:30

 

06 Produção textual

Prof. Ms. Lidiane de Morais Diógenes

Socialização e linguagem: a linguagem como instrumento de interpretação e decodificação das relações sociais; funções da linguagem; coesão e coerência textuais;
produção e reescritura de textos.

Quinta: 8:00 às 09:20 14:00 às 17:15
     

07 Materiais representacionais e o ensino de Língua Inglesa

Prof. Esp. Francisco Marcos de Oliveira Luz

Uma exposição sobre o papel do material representacional no ensino de Língua Inglesa

Quarta, Quinta e Sexta: 8:00 às 9:20

08 Sthepen Hawking, humor e multimodalidade

Profª Drª Maria Medianeira de Souza

Análise do humor através da multimodalidade na escrita de Sthepen Hawking

Quinta: 8:00 às 9:20 e das 14:00 às 17:15

09 Fonética e Fonologia da Língua Inglesa

Prof. Esp. Marcos Antônio da Silva

Introdução à fonética e fonologia da Língua Inglesa: sons vocálicos e consonantais.

Terça: 8:00 às 11:30 e Quarta: 8:00 às 9:20

 

10 Crenças no ensino-aprendizagem de línguas

Prof. Esp. Marcos Nonato de Oliveira

A pesquisa sobre creças no processo de ensino-aprendizagem de línguas. O conceito de crenças, os métodos e instrumentos de investigação.

Quarta, Quinta e Sexta: 8:00 às 9:20

 

11 Modernidade e modernização: por uma poética da cidade

Prof. Ms. Roniê Rodrigues da Silva

Estudo da modernidade e da modernização pelo signo
da cidade. As imagens, os valores e os paradoxos do espaço urbano escolhido como ícone dos tempos modernos

Terça: 14:00 às 17:15 e Quarta: 14:00 às 15:30

12 Oficina de teatro

Profª Esp. Margarete Solange P. C. de Morais

Iniciação teatral: exercícios de voz, concentração e expressão corporal. Atividades práticas. Leitura e encenação de pequenos textos

Quarta: 14:00 às 15:30  e Quinta: 14:00 às 17:15

13 As artes visuais contemporâneas como fenômeno educativo

Profª Ms. Sanzia Pinheiro Barbosa (FUNCARTE/ FACEX-RN)

As artes visuais como construtora de cognição. Breve histórico da arte contemporânea. As ações, intervenções e performances como interdições de fluxos cognitivos, éticos e comportamentais. Alguns signos da arte contemporânea. Nomadismo, interatividade, hibridismo, permeabilidade, incompletude, inacabamento… As artes visuais contemporânea como fenômeno educativo

Quarta: 19:00 às 22:00, Quinta: 19:00 às 20:20

14 Planejamento de aula: crenças e implicações pedagógicas

Antônia Nilciene da Silva e Stênio Pinheiro Rodrigues (Bolsistas de IC do DL-CAMEAM)
Estudo sobre o valor do planejamento de aula no contexto de ensino-aprendizagem de línguas. Crenças e implicações para o bom desenvolvimento das aulas. Como elaborar um plano de aula. Refletir sobre a condição de ser professor na escola pública.

Sexta: 8:00 às 11:30 e 14:00 às 15:30

 

15 Literatura popular enfocando narrativas orais: conto e folheto de cordel

Profª Drª Maria Nilza Barbosa (CEFET-PB) e Profª Ms. Ione dos Santos Severo Formiga 

Introdução ao estudo da literatura popular a partir das
diferentes abordagens da narrativa, tendo em vista o folheto de cordel e o conto oral.

Terça: 9:30 às 11:30 e 14:00 às 15:30.Quarta: 8:00 às 09:20 e 14:00 às 15:30

16 Estratégias de Leitura e suas múltiplas possibilidades de efetivação nas diversas disciplinas do currículo escolar

Profª. Francisca Maria de Souza Ramos Lopes e Profª Ariane Aparecida de Oliveira (UERN)

O minicurso parte do princípio de que a leitura deve ser uma atividade de destaque em todas as áreas do conhecimento humano. Assim sendo, visa a refletir sobre a importância do ato de ler, tendo como foco, estratégias de elitura que podem ser usadas antes, durante e após o trabalho com gêneros textuais variados em sala de aula.

Quinta: 14:00 às 17:15 e Sexta: 8:00 às 9:20

17 Introduction to feminist and post-colonial studies

Profª Daise Lílian Fonseca Dias (UFCG)

The course aims to present some key concepts,
strategies and approaches of the feminist and pot-colonial theories. 

Terça e Quinta: 14:00 às 17h:15 e Quarta e sexta 14:00 às 15:30
     

18 Da Charge à canção Popular: estudos em análise do discurso 

TNS Iza Maria Pereira e Profª. Rosa Leite Costa

Estudo das noções introdutórias da Análise do Discurso de Linha Francesa; termos pivôs na AD (FD, FI, CPs). Análise de canções de Chico Buarque de Holanda e de Charges. Quarta: 19:00 às 22 e Quinta: 19:00 às 20:20

19 Tradução audiovisual

Profª Drª. Vera Lúcia Santiago Araújo (UECE)

Oficina de procedimentos tradutórios das principais modalidades de tradução audiovisuais (TAV): legendagem, dublagem, voice-over, interpretação para TV e audiodescrição.

Quarta: 19:00 às 22:00 e Quinta: 19:00 às  20:20 e Sexta:
9:30 às 11:30.

20 José Lins do Rêgo e a geração de 30

Manoel Guilherme de Freitas

O caráter social na obra: "menino de engenho" de José Lins do Rêgo, como representativa da geração de 30.

Quinta: 8:00 às 9:20 e Sexta: 8:00 às 11:30

21 Os gêneros textuais nas aulas de língua materna: um enfoque no trabalho com a leitura

Profª Esp. Maura Cavalcante Moraes de Sá, Profª. Dalva Teixeira da Silva Penha e Maria Edneide de F. Carvalho 

Concepções de linguagem e ensino de leitura. Os gêneros textuais nas aulas de leitura

Terça: 8:00 às 11:30 e 14:00 às 15:30

22 Gêneros textuais e ensino: propostas teórico-metodológicas para orientar o trabalho com a produção de textos

Prof. Dr. Gilton Sampaio de Souza, Rosângela Alves dos Santos; Rosa Leite da Costa e Elissandra da Silva.

Considerações teóricas acerca dos gêneros textuais. Os objetivos e as metodologias do ensino de produção de textos. Encaminhamentos teórico-metodológicos para a orientação no trabalho com a produção de textos no Ensino Fundamental e Médio.

Quinta: 8:00 às 9:20 e 14:00 às 17:15

23  Literatura e ensino: propostas teórico-metodológicas acerca dos gêneros literários 

Profª Drª Maria Edileuza da Costa, Marília Maia Saraiva,
Lucineide da Silva Carneiro e José Carlos Redson.

Considerações gerais acerca dos gêneros literários: definição, objetivos e propostas teórico-metodológicas para o trabalho com gêneros em sala de aula do Ensino fundamental e Médio.

Sexta: 8:00 às 11:30 e 14:00 às 15:30

24 (Re) Pensando a produção textual nas aulas de língua materna

Evandro Gonçalves Leite e Júlia Lidiane Lima de A. Queiroz

A produção escrita no ensino de língua materna. A discursividade e a textualidade na produção textual. A prática escolar de produção e de avaliação/correção de
textos escritos: contribuições da Lingüística.

Sexta: 8:00 às 11:30 e 14:00 às 15:30

25 Redação Oficial: um estudo dos gêneros do domínio discursivo interpessoal

Lucélio Dantas de Aquino e Sebastião Fabiano de Q. Souza

Noções de texto, discurso e gênero. Clareza, objetividade e concisão na produção de textos. Gêneros do discurso interpessoal: comunicações oficiais

Terça: 8:00 às 11:30 e  Quarta : 8:00 às 9:20

26 Um passeio pela vida e obra de Nietzsche

Rafael Campos Belizário

Aspectos de sua vida. Primeiros escritos. A abordagem da moral. Vida e vontade de potência. Além-homem. A crítica da massificação e filiteísmo cultural. Crítica da metafísica. Deturpação de suas idéias e indevida associação ao nazismo.

Quarta: 19:00 às 22:00, e Quinta: 19:00 às 20:20
     

27 A função do texto escrito na Escola: relação teoria-prática

Ana Paula Lopes e José Jilsemar da Silva

Linguagem e interação. Concepção de escrita. Gêneros discursivos. Produção de textos escolares e sua funcionalidade.

Quarta: 19:00 às 22:00, e Quinta: 19:00 às 20:20
     

28 Do Romantismo de M. A. de Almeida ao Realismo de Machado de Assis nas Obras Memórias de Um sargento de Milícias e Dom Casmurro.

Francisco das Chagas Alves da Silva e Francisco das Chagas S. Costa.

Estudo das obras literárias a partir do desenvolvimento e consolidação de estratégias de leituras e compreensão das Obras Literárias bem como o agenciamento de leituras críticas como vistas a revelar a especificidade de cada uma delas.

Quinta: 8:00 às 9:20 e das 14:00 às 17:15

29 Sob o signo de Eros: leituras do erotismo na literatura brasileira

Maria de Fátima de Queiroz e Francisco Edson Gonçalves Leite

Conceito de erotismo; a relação entre erotismo e pornografia; um passeio pelo erótico na tradição literária brasileira: do romantismo a contemporaneidade; estudo de
textos.

Quarta: 19:00 às 22:00, e Quinta: 19:00 às 20:20

30 A construção da personagem nas histórias infantis: dos contos de fadas à literatura contemporânea

Elissandra da Silva e Paula Carmem do Nascimento Silva

Relação entre o leitor e a ficção. Origem, estrutura e
característica estilístico-estruturais da literatura infantil. Análise de algumas personagens da literatura infantil e sua relação com o leitor

Sexta: 8:00 às 11:30 e 14:00 às 15:30

31 O professor de línguas: crenças sobre como ser um bom profissional
Carlos Rodrigo Viana Galdino e Maria Eliane de F. Silva

Características de um bom professor de línguas. Estudo sobre as crenças existentes acerca de como deve ser um bom profissional da educação.

Quinta: 8:00 às 9:20 e Sexta:8:00 às 11:30.

32 O terror Oriental à luz do estruturalismo

Smally Galvão Moreira

Pretende-se discutir análises de elementos pós-estruturalistas em construções cinematográficas asiáticas, tomando por base duas produções recentes e representativas desse gênero 

Terça: 8:00 às 11:30 e 14:00 às 15:30

33 Nísia floresta: a pioneira injustiçada

Fernando Lopes de Lima e Janaína Silva Alves

Dentro de uma perspectiva sócio-cultural, abordaremos a
figura de Nísia Floresta enquanto pensadora revolucionária e estigmatizada pelo seu ideal à frente do tempo em que viveu.

Quarta: 19:00 às 22:00 e Quinta: 19:00 às 20:20

34 Preenchendo os espaços: o papel do leitor na construção de sentidos em "Vidas Secas"

Maria Bevenuta Sales de Andrade

Estudo sobre o papel do leitor na construção de sentidos da obra  "Vidas Secas", tendo como base os pressupostos da estética da recepção e teoria literária

Quinta: 8:00 às 9:20 e 14:00 às 17:15

35 Cultura popular: abordagem teórica e condições de produção no contexto atual

Antônia Vaneça da Silva e Keutre Gládia da Conceição Soares

Conceitos e tipos de abordagens em torno da Cultura popular, enfatizando o contexto de produção das manifestações populares na sociedade de hoje.

Terça: 8:00 às 11:30 e 14:00 às 15:30

36 A literatura na perspectiva platônica

Prof. Dr. Andrey Pereira de Oliveira (UFCG)

Reflexões sobre as concepções de Platão acerca da literatura. Leitura crítica e comparativa entre os diálogos "Íon" e "A República". Pontos de discussão: contexto filosófico clássico, natureza da poesia, alegoria da
caverna, poesia e educação, mimese, inspiração, etc.

Terça:8:00 às 11:30 e 14:00 às 17:15

37 English Morphology and Derivational Aspects

José Edelberto Costa Filho e Tiago Martins da Cunha

Estudo dos aspectos morfológicos dos constituintes oracionais da Língua Inglesa e sua dependência com outros aspectos lingüísticos.

Quinta: 14:00 às 17:15 Sexta:14:00 às 15:30.

38 A presença do icônico na linguagem japonesa e a brevidade da poesia Haikai

Profª Drª. Laura Tey Iwakami e Tatiane de Aguiar Sousa

O panorama semiótico de C.S.Peirce e a qualidade do icônico. Oriente (Japão) e Ocidente. Linguagem e Cultura Japonesa – o signo dos sentidos. A poesia Haikai – histórico, conceito, produções. O caráter icônico do Haikai.
Oficina de Hakai.

Terça: 8:00 às 11:30. Quarta e Quinta 8:00 às 9:20.

39 As teorias de tradução e a atividade tradutória

Lucyana do Amaral Brilhante e Tatiane de Aguiar Sousa

Aspectos teóricos gerais de tradução. Reflexo das teorias de tradução nas atividades tradutórias. Tradução audiovisual (legendagem), tradução intersemiótica e tradução literária
(poesia).

Quarta: 8:00 às 9:20,  Quinta: 8:00 às 9:20 e Sexta: 9:30 às 11:30

40 Introdução à lexicograia didática: o uso do dicionário em sala de aula.

Antônio Luciano Pontes, Edna Maria Vasconcelos M. Araújo e Glauber Lima Moreira.

Apresentação dos aspectos teóricos e metodológicos da
Lexicografia Didática e suas aplicações no ensino de línguas. Análise de dicionários escolares e prpostas de atividades com o uso desses dicionários em sala de aula.

Terça: 8:00 às 11:30, 14:00 às 17:15 e Quarta: 8:00 às 9:20
     

41 A literatura em trânsito para o cinema.

Agnes Bessa Silva Feitosa e Beatriz Furtado Alencar Lima.

O minicurso A literatura em trânsito para o cinema tem como objetivo apresentar algumas relações estabelecidas entre a Literatura e o Cinema, entendendo esta relação como uma tradução intersemiótica, ou seja, uma tradução na qual temos a passagem de textos do sistema verbal para sistemas não-verbais. Para compreender e apreender
melhor esta relção. Que tem sido alvo de vários estudos e de várias críticas desde o surgimento do Cinema, trabalharemos com algumas linhas dos estudos de Tradução e dos estudos literários e cinematográficos.

Terça: 14:00 às 17:15 Quarta:  14:00 às 15:30

42 Libras x Língua Portuguesa: Estudos Lingüísticos

Aline Nunes de Sousa 

Este curso aborda aspectos das Línguas de sinais e da estrutura das Libras, bem como sua relevância no ensino de português (L2) para surdos. Além disso, apresenta características gerais da Comunidade Surda: sua história, cultura e identidade.

Terça: 8:00 às 11:30,  Quinta: 14:00 às 17:15  e Sexta:  8:00 às 11:30

43 O uso do computador como recurso no ensino de línguas

Maria Áurea Albuquerque Sousa

Contribuições e usos do computador como ferramenta no
ensino de LM/LE. O letramento eletrônico de professores e alunos: os gêneros digitais; aspectos da compreensão leitora na tela; pesquisas na área; desafios metodológicos para o professor.

Quarta: 19:00 às 22:00, e Quinta: 19:00 às 20:20

44 Educação em Direitos Humanos: fundamentos teórico-metodológicos

Simone Cabral Marinho dos Santos, Raimunda Queiroz Rêgo e Maria Genaína Sátiro da Silva.

A educação em direitos humanos como um direito fundamental e seus princípios. A LDB (1994/96) e os princípios da educação em direitos humanos. Metodologia e formação do (a) educador (a) em educação em direitos
humanos.

Quinta: 9:30 às 11:30 e 14:00 às 17:15.

45 Estudos de Letramento

Profª. Ms. Maria Eliete de Queiroz
Letramento: a escrita e a leitura como práticas sociais. Gêneros discursivos e ensino de Lìngua materna.

Terça: 8:00 às 11:30 e Quarta: 8:00 às 9:20

46 Leitura, escrita e processos de aprendizagem na alfabetização

Profª Tercília Maria Batalha

Leitura /escrita e capacidades de aprendizagem e do ensino da alfabetização

Terça: 8:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:15

Faça o download da ficha de inscrição no endereço: www.uern.br/eventos/sellp

Informações: fones 351- 2560 e 351- 3909 ou e-mail v_sellp@yahoo.com.br.

 

 

Agecom/UERN

Edilson Damasceno

3315 2115

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support