...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

CAMEAM ABRE INSCRIÇÃO PARA CURSOS DE LÍNGUAS

O Departamento de Letras do Campus Avançado Professora Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), em Pau dos Ferros, anuncia inscrições para cursos do Núcleo de Ensino de Línguas e Literaturas (NELL). As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de abril.

Para se inscrever, o candidato deverá efetuar um depósito no valor de R$ 10,00 – a título de taxa de inscrição – na Conta Corrente nº 49.382-1, Agência 0036-1 do Banco do Brasil.

Não é aceito comprovante de depósito em envelope de auto-atendimento), em seguida preencher ficha de matrícula fornecida no Departamento de Letras/CAMEAM/UERN.

O aluno poderá se matricular no horário de 8h às 12h e de 19h às 22h no Departamento de Letras/CAMEAM/UERN (Com Marta) preenchendo ficha de matrícula (anexar comprovante de pagamento).

Os cursos terão início na primeira semana de maio de 2010 em dias e horários especificados acima cujos detalhes serão definidos mediante acordo entre a Coordenação do NELL, os Professores-Tutores e os Monitores.

 

1. Dos Cursos:

1.1 NA ÁREA DE LÍNGUA E LITERATURAS ESPANHOLA

 

 

CURSO

EMENTA

TUTOR

MONITOR

LOCAL

Espanhol Instrumental

Estudos para o desenvolvimento da habilidade de leitura e compreensão de textos em língua espanhola.

 

Carla Aguiar

 

Géssica Nunes

São Miguel

2ª e 4ª

19 às 21h

Fundamentos da Lg Espanhola (para professores da rede básica) – TURMA A

Estudos das estruturas linguísticas básicas da língua espanhola através de atividades que envolvam as quatro habilidades linguísticas.

 

Carla Falcão

 

Maura Fábia

Pau dos Ferros/CAMEAM

Sábado

8 às 11 h

Fundamentos da Língua Espanhola – TURMA A

  

IDEM

 

Shirliane Aguiar

 

Fco Fernandes

Pau dos Ferros/CAMEAM

2ª e 4ª

14 às 15h 30min

Língua Espanhola I – TURMA A

Aprofundamento no estudo da língua espanhola em todas as habilidades linguísticas: audição/conversação, leitura e produção de textos.

 

Shirliane Aguiar

 

Fco Osival

Pau dos Ferros/CAMEAM

2ª e 4ª

14 às 15h 30min

Fundamentos da Língua Espanhola – TURMA B

  

IDEM

 

Shirliane Aguiar

 

Viviane Raquel

Pau dos Ferros/CAMEAM

3ª e 5ª

14 às 15 30

Espanhol Comunicação: Nível Intermediário – TURMA A

Ensino de oralidade em Língua Espanhola através da prática de conversação em nível intermediário. A referida prática dar-se-á por meio de atividades orais que envolvam temas de interesse.

 

Carla Falcão

 

Carla Falcão

Pau dos Ferros/CAMEAM

5ª feiras

20h30min às 22h

Espanhol Conversação: Nível Intermediário – TURMA B

  

IDEM

 

Glauber Moreira

Nildaécio

Lindomar

Pau dos Ferros/CAMEAM

Espanhol para Crianças

Estudos das estruturas linguísticas básicas da língua espanhola através de atividades que envolvam as quatro habilidades linguísticas.

 

Glauber Moreira

 

Elvis Alves

Serrinha dos Pintos

Domingo

8 às 11 h

Língua Espanhola I – TURMA B

IDEM

Glauber Moreira

Márcia Silvaneide Leite

Pau dos Ferros/CAMEAM

Língua Espanhola I – TURMA C

IDEM

Sheila Maria

Maria Renata dos Santos

Água Nova

Fundamentos de Língua Espanhola – TURMA C

IDEM

Sheila Maria

Elaine Carla da Costa

José da Penha

Fundamentos de Língua Espanhola – TURMA D

IDEM

Sheila Maria

Cristina Rodrigues

Pau dos Ferros

A COMBINAR

Fundamentos de Língua Espanhola – TURMA E

IDEM

Sheila Maria

Aila Maria

Encanto

 

  

1.2 NA ÁREA DE LÍNGUA E LITERATURAS INGLESA

 

CURSO

EMENTA

TUTOR

MONITOR

LOCAL

Inglês Instrumental – TURMA A

Estudos para o desenvolvimento da habilidade de leitura e compreensão de textos em língua inglesa.

Marcos Nonato

George Amaral de Oliveira

Frutuoso Gomes

Sábado

Inglês para Crianças – TURMA A

Estudo de estruturas e vocabulário elementares da língua inglesa, por meio de atividades envolvendo as quatro habilidades lingüísticas básicas, com foco principal na oralidade e na audição.

Marcos Nonato

Kalina Karla Costa Queiroz

Martins

Sábado

Fundamentos de Lg Inglesa – TURMA A

Estudos das estruturas e do vocabulário elementares da Língua Inglesa através de atividades envolvendo as quatro habilidades lingüísticas básicas. Leitura intensiva e extensiva.

Nilson Barros

Rosamilton

 

Riacho de Santana

Fundamentos de Lg Inglesa – TURMA B

IDEM

Nilson Barros

Lyon

Marcelino Vieira

Lg Inglesa I

Aprofundamento de estudos das estruturas e do vocabulário elementares da língua inglesa. Audição, conversação, leitura e produção textual.

Nilson Barros

Raquel Sales Duarte

Lucrécia

Fundamentos de Lg Inglesa – TURMA C

IDEM

Nilson Barros

Tárlisson

Pau dos Ferros/CAMEAM

 

Inglês para Crianças – TURMA C

IDEM

Nilson Barros

Fernando Júnior

Pau dos Ferros

 

Inglês para Crianças – TURMA C

IDEM

Marcos Nonato

Raquel Sales Duarte

Lucrécia

Inglês para Crianças – TURMA D

IDEM

Marcos Nonato

Francisco Elton Duarte Leite

 Lucrécia

 

1.3 NA ÁREA DE LÍNGUA FRANCESA

 

CURSO

EMENTA

TUTOR

MONITOR

LOCAL

Língua e Cultura Francesa

Expressar-se em francês em situações comunicativas. Fixar estruturas gramaticais e lexicais elementares. Praticar exercícios de fonética e de expressão. Perceber usos do francês em contextos interculturais diversos.

Sebastião Cardoso

Sebastião Cardoso

Pau dos Ferros

Quarta e Sexta

16h às 17h e 30 min.

 

 

1.4 NA ÁREA DE LÍNGUA E LITERATURAS PORTUGUESA

 

CURSO

EMENTA

TUTOR

MONITOR

LOCAL

Literatura Brasileira e Cinema

Relações entre a teoria fílmica e a teoria literária. Adaptação: do texto para as telas. Elementos de composição narrativa. O espaço. Os personagens. O foco narrativo. Realismo e Imaginação. Violência, Moral e Ética. Alguns filmes e textos: O Contador de Histórias, O Pequeno Príncipe, Alice no País das Maravilhas, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Mutum etc, alguns curtas e documentários.

Wellington Medeiros

Catiana Francelino de Queiroz e Susicleide Fernandes Sabino

Serrinha dos Pintos

Sábado

Literatura Brasileira e Música Popular Brasileira

Relações entre a teoria literária e a canção. O Ritmo: o poema, a poesia e a canção. A Música Popular Brasileira: sua história, principais nomes e músicas. A canção e suas características: românticas, de protesto, o samba, a bossa nova, a jovem guarda, o tropicalismo e o “pop”. Estudo de algumas canções e sua “performance” literária: de Carmem Miranda a Adriana Calcanhoto (alguns nomes femininos), de Vicente Celestino a Chico César (o mundo masculino e seus valores).

Wellington Medeiros

Tamise Melise Andrade Lopes

Paraná

Sábado

Produção Textual I – TURMA A

Noções de Texto e de Textualidade. As qualidades e os defeitos de um texto. O parágrafo. Coerência. Coesão.

Cezinaldo Bessa

Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento

Marcelino Vieira

Produção Textual I – TURMA C

IDEM

Eliza Freitas

Michel Cristiano Souza da Silva

Pau dos Ferros/CAMEAM

Sábado

8h às 11h

Produção Textual II

O texto acadêmico: resumo, resenha, artigo científico. Modos de estruturação. Semelhanças e diferenças.

Crígina Cibele

Maria das Graças Pereira

Tenente Ananias

Produção Textual IV

Os gêneros digitais. Operacionalização e Funcionalidade.

Eliza Freitas

Flávia Rodrigues de Melo

Alexandria

Literatura e Vestibular – TURMA A

Estudo crítico das obras literárias do vestibular da UERN, investigando, além dos aspectos estéticos, as relações históricas, filosóficas, sociais e culturais manifestadas nesses textos.

Roniê Rodrigues

Glênio Arthur de Souza Bessa

Taboleiro Grande

Sábado

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support