...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Câmara reduz percentual de contrapartida para universidades estaduais e municipais

As universidades estaduais e municipais tiveram uma vitória expressiva na Câmara dos Deputados. A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou relatório da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que reduz contrapartida das transferências voluntárias para instituições de ensino superior estaduais e municipais, nos limites de 0,1 e 1%.

“Mais uma de nossas viagens com resultado positivo. Essa demanda foi fruto de uma reunião que o presidente da Câmara, deputado Henrique Alves, promoveu com o MEC e a ABRUEM”, exaltou o Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pedro Fernandes.

Dia 7 de agosto, 30 reitores dessas instituições foram recebidos pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves. Eles foram pedir a aprovação de uma emenda do deputado Alex Canziani à LDO de 2014 reduzindo para no máximo 1% da contrapartida das universidades na execução de emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União (OGU).

Os reitores argumentaram que as universidades não suportam a contrapartida de 10% do valor de uma emenda parlamentar. “As universidades estaduais e municipais precisam de verbas federais, mas é preciso que a contrapartida seja compatível com a situação orçamentária e, principalmente, financeira das instituições”. esclareceu o Reitor Pedro Fernandes, para quem a UERN sente-se honrada pela participação no movimento que resultou na aprovação da emenda.
.
A audiência no gabinete do presidente da Câmara Federal contou com a participação do relator Danilo Fortes (PMDB/CE), deputado Alex Canziani ( PTB/PR) e a deputada Fátima Bezerra (PT/RN) estiveram presentes.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support