Calouros do Campus de Assú são recepcionados pelo SAMBA

Alunos ingressantes no semestre 2018.1 na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) no Campus de Assú (Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão) foram recepcionados na noite desta terça-feira (28) com a programação do Seminário de Ambientação Acadêmica (SAMBA).

O evento tem como objetivo recepcionar e prestar informações aos novos universitários para que os alunos ingressantes possam ter acesso às informações sobre os principais programas, projetos e atividades desenvolvidas no âmbito da Universidade.

Os alunos foram recepcionados pelo chefe de Gabinete da Reitoria, professor Zezineto Mendes, que deu as boas-vindas e destacou a importância da instituição para a vida econômica, social, política e educacional do Rio Grande do Norte. “Para nós é uma grande honra vocês terem escolhido a nossa Universidade, um espaço de transformação não apenas para a vida de vocês, mas para o nosso Estado”.

A diretora do Campus de Assú, professora Marlúcia Barros, apresentou os avanços, destacando o PARFOR e o Profletras. “O Campus de Assú foi o primeiro a ser criado fora de Mossoró. Foi o primeiro campus avançado a ter uma professora que chegou a ser pró-reitora. No Rio Grande do Norte, possui o maior programa de formação de docentes para professores da rede pública que não possuem curso superior ou que lecionam em outra área que não a de sua formação, o PARFOR. Temos um programa de mestrado profissional em Letras, o Profletras. Tudo isso nos orgulha e nos motiva a continuar nossa luta pela educação pública, gratuita e de qualidade no interior do RN”.

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) estava representado pelo seu coordenador-geral Paulo Sérgio Fernandes e por Yamara Santos, representante do DCE em Assú. Ela se colocou à disposição dos estudantes do Campus de Assú, e disse que a luta em defesa da instituição é um dever de todos. “Se a UERN não fosse UERN, seria resistência. Precisamos pertencer a esse lugar e nos sentir parte deste lugar, porque ele é nosso. Lutar pela UERN é um dever de cada um de nós. Sozinhos não conseguimos nada. Conto com cada um de vocês nesta luta”.

Pró-reitor de Assistência Estudantil, Erison Natécio apresentou alguns programas voltados para a permanência do estudante na Universidade, como o Programa de Apoio ao Estudante (PAE) e as Residências Universitárias, que estão com editais abertos. “Para o PAE houve um acréscimo de 50 auxílios neste semestre, dessa forma serão ofertados 160 auxílios, distribuídos proporcionalmente pelos Campi da UERN, tomando como base o número de matrículas de alunos. Para os alunos de outros municípios, que realmente é difícil o deslocamento diário de casa para o Campus, temos as Residências Universitárias”.

Estiveram presentes a pró-reitora de Ensino de Graduação, Francisca Ramos, e o pró-reitor adjunto de Extensão, Fabiano Mendes.

Além de Assú, o Campus de Pau dos Ferros também já recebeu o SAMBA 2018.1. A programação prossegue até a próxima semana, conforme cronograma abaixo:

• Natal: 29 de agosto – manhã e noite
  • Patu: 30 de agosto – noite