...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

CAJUSOL INICIA ETAPA DE MINI-CURSOS

O Projeto CAJUSOL executado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Proex/UERN), UFRN, UFERSA, EMPARN e financiado pela FINEP, deu início no dia 2 de julho à etapa de mini-cursos para familiares e produtores de caju. As primeiras cidades que receberam os mini-cursos foram as de Cerro Corá e Lagoa Nova, localizadas na região do Seridó.
Os mini-cursos abordam assuntos referentes à participação social, políticas públicas, educação ambiental, preservação ambiental, tecnologias sociais e trabalhos em redes comunitárias, sendo divididos em três partes.
Participam dos mini-cursos agricultores, idosos, jovens e mulheres das comunidades beneficiadas pelo projeto. As comunidades de Zé Milanês e Buraco de Lagoa, em Lagoa Nova e Albino, em Cerro Corá, foram as primeiras a receber os mini-cursos e tiveram uma participação de aproximadamente 50 pessoas por comunidade. A próxima cidade a receber o CAJUSOL será a cidade de Serra do Mel, nos dias 9 e 10 de julho. Esta etapa de mini-cursos se estenderá até agosto.
Projeto
O CAJUSOL é um projeto que visa desenvolver a cadeia produtiva do caju e do girassol no Estado do Rio Grande do Norte, sendo que a Pró-Reitoria de Extensão da UERN é a responsável por articular todas as ações sociais e comunitárias com as famílias produtoras de caju. O projeto atua em 15 comunidades, distribuídas em 7 municípios e atende aproximadamente a um total de 1500 famílias.
O objetivo central do projeto é incentivar a agricultura familiar, livrando o pequeno produtor da figura do atrevessador e proporcionando a esta uma maior participação nos ganhos ao vender o caju, além de desenvolver uma consciência coletiva de trabalho.

Comunidades beneficiadas pelo projeto:
Favela – Mossoró
Arisco – Mossoró
Vila Maranhão – Serra do Mel
Vila Paraíba – Serra do Mel
Vila Minas Gerais – Serra do Mel
Albino – Cerro Corá
Chã da Divisão – Cerro Corá
Zê Milanês – Lagoa Nova
Buraco da Lagoa – Lagoa Nova
Petrolina – Caraúbas
1º de Maio – Caraúbas
Urbano – Apodi
Corrêgo – Apodi
Ipueira – Severiano Melo
Santo Antônio – Severiano Melo

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support