...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

“Café Filosófico” debaterá o envelhecimento humano

O projeto de extensão “Café Filosófico”, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), promoverá, no dia 05 de agosto, às 14h, sua sétima edição, discutindo o tema “Envelhecimento humano – educação e filosofia no âmbito de uma gerontologia de perspectiva existencialista”.

A temática será debatida pelo professor Dr. William Alves de Melo Júnior (UFCG/FIP), pela professora Drª. Brígida Lima Batista Félix (moderadora), Shirle Custódio Oliveira (graduanda em Pedagogia/bolsista PIBIC) e Antônio Luiz Nogueira de Morais Segundo (IFRN/pesquisador PIBIC).

O evento on-line, aberto ao público, será realizado pelo Google Meet, cujo acesso está disponível AQUI.

O projeto de extensão é coordenado pelo professor Dr. Erick Vinicius Santos Gomes e pela professora Brígida Lima, ambos da Faculdade de Educação (FE), do Campus Central.

Confira abaixo um resumo sobre o tema do evento:

Segundo perspectiva filosófica dos coordenadores: é como a SIMONE de BEAUVOIR nos afirma:[…] paremos de trapacear; o sentido de nossa vida está em questão no futuro que nos espera; não sabemos quem somos, se ignorarmos quem seremos: aquele velho, aquela velha, reconheçamos-nos neles. (BEAUVOIR, 1970, p. 12) – o problema com a velhice não é a velhice em si, mas a maneira como o idoso e os outros se colocam perante ela: o idoso se entende e é entendido num lugar onde seus projetos ou já foram realizados ou foram abandonados – nada o solicita. Não conseguimos compreender a velhice em sua totalidade, pois ainda nos falta reconhecer o valor de toda uma existência, preocupando-nos com o que se realizou e com o que ainda se tem pela frente. A velhice não é um passo para a morte, mas mais uma etapa da existência humana que deve ser encarada de forma constante. Infelizmente, como já disse Proust: “…de todas as realidades, [a velhice] é, talvez, aquela de que conservamos por mais tempo, ao longo da vida, uma noção puramente abstrata” (apud BEAUVOIR, 1970, p. 11).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support