...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

CA de Medicina realiza programação especial em alusão ao “Dezembro Vermelho”

O mês de dezembro marca uma grande mobilização nacional sobre a prevenção ao Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), causador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Acquired Immunodeficiency Syndrome – AIDS). Intitulado, “Dezembro Vermelho”, a mobilização tem o intuito de chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV.

Em alusão à data, o Centro Acadêmico de Medicina Carlos Ernani Rosado (CACER), do curso de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), promoverá uma programação especial. A atividade será realizada nesta quarta-feira, 5, às 18h, no auditório do ambulatório da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS).

Com o tema “Pacientes com HIV/AIDS, como orientar?”, a programação consta de uma série de palestras relacionadas à temática. “A ideia é abordar um lado mais prático a respeito dos cuidados da saúde com o paciente HIV positivo, e também da prevenção com a contaminação com o vírus”, explica o presidente do CA do curso de Medicina, Alcivan Morais.

O evento constará das seguintes palestras: “Estigma sobre HIV/AIDS e impacto da notícia, como comunicar a soroconversão?”, com a psicóloga Erika Pedrosa; “Como orientar o paciente soropositivo que descobriu recentemente e ainda não possui a síndrome?”, com o infectologista Alfredo Passalacqua; e “Como orientar o paciente aidético?”, com a enfermeira Cláudia Liane.

A atividade terá ainda o depoimento de José Carlos Jerônimo, que é militante na causa, sobre o tema “Vivendo positivamente”. “Durante o evento, ele vai expor sua experiência sobre ser soropositivo. Ele gostaria que os profissionais de saúde saíssem da faculdade sabendo a respeito da questão”, informa Alcivan Morais. O objetivo é que os participantes possam ter o conhecimento prático para acolher a pessoa que descobriu ter AIDS e passar as orientações necessárias.

Segundo Alcivan Morais, a programação é voltada para estudantes de medicina e áreas da saúde, bem como profissionais da área. Além das palestras, a programação constará de um coffee break de encerramento.

Os interessados em participar da programação para fazer as inscrições basta acessar esse LINK, preencher o formulário e contribuir com a quantia de R$ 5,00 até a data do evento. A programação dá direito a certificação de 5h.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support