...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Brasileiro está menos preocupado com a segurança na Internet

A edição 2012 do Índice de Segurança Unisys, que mede a percepção da população sobre diversas áreas da segurança, traz resultados alarmantes. Embora a publicação de notícias a respeito de ataques hackers tenha aumentado consideravelmente nos últimos meses, a preocupação dos brasileiros com a segurança na Internet caiu 38 pontos em relação à última pesquisa, realizada no primeiro semestre de 2011, atingindo o mais baixo índice já registrado no país nos últimos cinco anos. Em uma escala de pontuação que vai até 300 pontos, o tema Segurança na Internet registrou pontuação de 117 em 2012 ante 155 no primeiro semestre de 2011, 146 em 2010, 149 em 2009 e 135 em 2008.
 
A pesquisa é feita em 12 nações, incluindo o Brasil, que aparece nesta edição na oitava posição do ranking das nações que mais temem a segurança na Web. Na nossa frente estão Colômbia, México, Hong Kong, Alemanha, Nova Zelândia, Bélgica e Estados Unidos, respectivamente. Os países menos preocupados com o assunto são Espanha, Austrália, Inglaterra e Holanda. No total, foram ouvidas 10 mil pessoas, das quais 934 no Brasil, porta-a-porta, em 70 grandes áreas metropolitanas de todo o país, entre 20 de fevereiro a 12 de março de 2012.
 
Comparada à pesquisa realizada durante o primeiro semestre de 2011, a quantidade de brasileiros que se disseram “seriamente preocupados” com a segurança de computadores, incluindo vírus e spams, diminuiu significativamente, de 60% no ano passado para 45% neste ano. Paralelamente, 33% dos brasileiros ouvidos em 2012 afirmaram não se preocupar com o tema, contra 13% no ano anterior.
 
Este ano, 43% dos respondentes no Brasil afirmaram estar “muito preocupados” com a segurança durante a navegação e transações em lojas online e internet banking. Em 2011 eram 54% dos entrevistados.
 
O Índice de Segurança Unisys também avaliou a percepção dos brasileiros nas áreas de segurança financeira, segurança pessoal e segurança nacional. A pontuação global do Brasil – abrangendo as quatro divisões da segurança pesquisadas, inclusive na internet – foi de 176 pontos no Índice, o quarto mais alto entre os 12 países pesquisados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support