Bispo destaca relação histórica entre UERN e Diocese de Santa Luzia

Em nome dos homenageados da noite, o bispo D. Mariano Manzana, da Diocese de Santa Luzia, destacou a relação que as universidades têm com os mosteiros e conventos em sua origem.

O bispo lembrou que foi assim na Europa, mas também no Brasil. “A universidade é uma criação medieval embalada pelos sinos das igrejas”, frisou.

Ele fez um histórico da relação entre e Igreja e universidade também no Rio Grande do Norte. “A academia surge com a missão de pensar a brasilidade partindo de contextos reais. Pode se verificar que a academia rompe com a resposta com o anseio dos jovens e a Igreja sempre abrigou a academia. Assim foi com a Faculdade de Serviço Social de Natal. Na terra de Santa Luzia, a UERN teve o apoio marcante dos nossos sacerdotes. Mais de um terço de nosso clero estava na fundação da então Universidade Regional do Rio Grande do Norte (URRN)”, destacou.

Dom Mariano não deixou de citar o trabalho do padre Sátiro Cavalcanti Dantas, ex-reitor, no processo de estadualização da UERN nos anos de 1986 e 87. “Ficará marcado na história da UERN o trabalho do nosso querido padre Sátiro Cavalcanti, que foi fundamental para a estadualização da Universidade”, acrescentou.

Ele destacou ainda o papel que a UERN desempenha na inclusão social no Rio Grande do Norte.

O bispo de Mossoró foi homenageado com o título de “Professor Honoris Causa”.

Confira o discurso do bispo na íntegra aqui.