...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Bioética é o tema da primeira edição do Webinário do Uern Ciência

A primeira edição do Webinário do Uern Ciência, que foi ao ar nesta sexta-feira (26), promoveu uma discussão sobre a “Bioética em tempos de pandemia”. A iniciativa tem como objetivo a popularização da Ciência, como afirmou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação Rodolfo Lopes.

Apresentado pelo professor Me. Esdras Marchezan, assessor de Governança da Informação e Transparência da UERN, o Webinário contou com a participação dos professores Dr. Pablo de Castro Santos, do Departamento de Odontologia do Campus Avançado de Caicó, e Dr. Hécio Henrique Araújo de Morais, do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em Caicó. (Acesse o LINK do Webinário)

Em sua introdução, o professor Pablo Castro falou sobre a ética: “A ética é fundamental para que possamos ter um desenvolvimento histórico e cultural humanista”, afirmou o pesquisador citando que a bioética é pautada incialmente em quatro princípios – Autonomia, Beneficência, Não-Maleficência e Justiça.

Pablo Castro citou outras pandemias que já assolaram o mundo, como a Peste Negra e a Gripe Espanhola. “É importante que a gente utilize as lições de epidemias passadas para que não erremos nessa”, destacou o professor que fez em seguida a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). Pablo Castro ainda fez uma reflexão sobre o perigo das notícias falsas, que se disseminam rapidamente e geram o caos.

Com relação às pesquisas sobre a Covid-19, o professor Hécio Morais comentou sobre os ensaios clínicos: “Me impressionou a rapidez com que os trabalhos foram produzidos. O ensaio clínico bem feito precisa ser extremamente bem planejado”.

Hécio falou ainda sobre as correntes disseminadas por aplicativos como WhatsApp que estimulam o uso de remédios. “Mesmo as pessoas com mais discernimento entram em dúvida e seguem a manada. Não temos evidência cientifica mais forte com relação a medicamentos”, comentou Hécio citando também a pressão social, pressão política e pressão financeira de empresas farmacêuticas.

Webinários – A ação faz parte do projeto UERN Ciência, lançado pela PROPEG. Semanalmente serão realizados webinários sobre temas do universo científico. Conheça também o Blog Uern Ciência.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support