...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Benção dos Orixás acontece no Campus Central da UERN

Na manhã desta terça-feira (21), foi realizada a Benção dos Orixás durante o Cortejo ao Baobá no Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Durante o Cortejo, foi fixada a placa de identificação do baobá plantado na Universidade durante o I Encontro de Negras, Negros e Cotistas da UERN, ocorrido em 25 de maio de 2016, que reuniu mais de cem alunos.

O evento é uma organização da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Pai Francisco, ubandista, realizou a benção dos orixás ao início do semestre letivo da UERN. Ele destacou o valor desse ato e como esse evento vai ficar marcado na história.

O professor Etevaldo Almeida, pró-reitor da PROEX, destacou que a plantação do baobá é a consolidação de uma agenda étnico-racial no âmbito da Universidade, frisou também a articulação com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB), do Departamento de Ciências Sociais.

Já o professor Aldo Gondim, vice-reitor da UERN, falou dos avanços que vêm ocorrendo na Universidade em relação à preservação da diversidade.

A coordenadora de negros, negras e cotistas do DCE/UERN, a estudante Glisiany Plúvia de Oliveira, ressaltou a importância de eventos como esses para a construção da identidade negra dentro da Universidade. “O país negou a nossa história, não podemos deixar que a Universidade faça o mesmo.”, frisou.

O baobá é uma árvore sagrada para os africanos, está presente em rituais de sabedoria, e tem ligados a si conceitos como prosperidade, crescimentos e abundância. O baobá também se apresenta como símbolo de resistência contra o preconceito racial e religioso. Por ser uma árvore milenar será um lembrete dessa luta para as futuras gerações.

À noite, serão realizadas diversas atividades da cultura afro-descendente, como samba de roda, maculelê e capoeira. A concentração será no Centro de Vivências, às 20h.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support