...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Balaio musical recebe o bandolinista Dudu Maia

O programa Balaio Musical desta terça-feira (09) recebe o bandolinista Dudu Maia. A exibição será às 19h no canal da UERN TV no YouTube e no canal 23.1 da TCM Telecom.

A atração televisiva é uma parceria da UERN TV com os Mestrados em Ensino – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) – e em Ciências Sociais e Humanas (Uern), além do Departamento de Filosofia, Campus Central da Uern.

Trata-se de um projeto de extensão que tem como objetivo divulgar a música produzida por artistas e bandas independentes.

O convidado

Dudu Maia é ex-aluno de Hamilton de Holanda e um dos principais representantes da nova geração do choro de Brasília. Ele se destaca no Brasil e no exterior como instrumentista, compositor, teórico da música e produtor musical.

O bandolinista é um dos representantes da nova geração do choro em Brasília (DF), que conta com nomes como Hamilton de Holanda, seu professor de bandolim, e Gabriel Grossi.

Com mais de 20 anos de carreira, o instrumentista já se apresentou ao lado de diversos nomes consagrados da música brasileira e internacional, tais como: Zélia Duncan, Marco Pereira, Hamilton de Holanda, Martnália, Dominguinhos, Anat Cohen, Mike Marshall e David Grisman, dentre outros/as. Em 2018, foi indicado ao Grammy (EUA).

No período de 2002 a 2006, foi professor de bandolim da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello, em Brasília (DF), tendo sido indicado por Hamilton de Holanda para assumir o seu lugar.

É co-autor do “Manual do Choro” com o violinista Henrique Neto, método pioneiro para quem quer estudar e se aprofundar na linguagem do Choro.

Desde 2004, viaja com frequência em turnês pela América do Norte, Europa e América Latina, tendo realizado centenas de shows e workshops em festivais, teatros e em renomadas casas de show como Blue Note Milano (IT), Lotus Fest (USA), Jazz Sous Les Pommiers (FR) e Buenos Aires Jazz Festival (ARG).

De 2007 a 2010 e em 2015, participou como professor do Mandolin Symposium, em Santa Cruz, na Califórnia, apresentando-se ao lado dos maiores nomes do bandolim na atualidade. Em 2010, o instrumentista esteve em Savona, na Itália, fazendo shows e ministrando aulas na Accademia Internazionale di Mandolino Italiano.

Desde 2011, Dudu tem liderado o Centrum Choro Workshop, o maior evento anual dedicado exclusivamente ao Choro nos Estados Unidos.

Desde 2012, Dudu tem atuado pelo mundo afora como bandolinista do Trio Brasileiro, que também conta o violonista Douglas Lora e o precussionista Alexandre Lora.

O Trio, que tem quatro álbuns lançados, já conquistou grande reconhecimento do público e da crítica internacional.

Seu mais recente trabalho, “Rosa dos Ventos” (2017), em colaboração com a premiada clarinetista Anat Cohen, foi indicado ao 60th Grammy Awards (EUA) na categoria “Best World Music Album”.

Em 2021, lançou o álbum “Bandolim & Batucada”, disponível nas plataformas digitais.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support