...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Avanço e conquistas marcam os últimos oito anos de gestão na Uern

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) comemora, nesta terça-feira, 28 de setembro, 53 anos de história. E o dia de hoje também marca a renovação de um ciclo com o encerramento de um modelo de gestão, liderado pelo professor Dr. Pedro Fernandes, e o início de uma nova administração, com a Profª Drª Cicília Maia e o Prof. Dr. Chico Dantas, que pretende dar continuidade aos avanços conquistados nos últimos anos.

Ao lado dos professores Aldo Gondin (2013-2017) e Fátima Raquel (2017-2021), a gestão do professor Pedro Fernandes construiu importantes pilares para a manutenção e crescimento da Universidade. O gestor finaliza o mandato de oito anos com todos os cursos de graduação reconhecidos, programas de pós-graduação consolidados, uma política de assistência estudantil sólida e fortalecida, um quadro de servidores qualificados e compromissados com a educação, entre outras conquistas.

“Iniciamos uma gestão com foco na qualificação dos cursos de graduação, buscando o recredenciamento da Universidade e o reconhecimento de seus cursos pelo Conselho Estadual de Educação, garantindo a segurança jurídica e respaldo ao trabalho da Instituição”, informa Pedro Fernandes. O trabalho da gestão também possibilitou que os diplomas dos concluintes dos cursos de graduação fossem entregues no momento da colação de grau.

Conforme Pedro Fernandes, a gestão incentivou uma política de avaliação institucional permanente, o que melhorou os indicadores dos cursos e construiu bases sólidas de trabalho para identificação e correção de problemas que comprometiam a universidade em seu planejamento estratégico.

Na assistência estudantil, a gestão também conquistou importantes avanços. A criação de uma pró-reitoria específica para tratar desta questão potencializou as ações voltadas para discentes em situação de vulnerabilidade social, com oferta de bolsas e atendimentos especializados, além do aumentou do número de residências universitárias. Desde a sua criação, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) vem cumprindo com o seu papel de atender as demandas voltadas à permanência estudantil na sua formação profissional, proporcionando, através do apoio e acompanhamento de uma equipe multiprofissional, o desenvolvimento de uma trajetória acadêmica com qualidade.

Além da permanência, a Universidade tem trabalhado em ações de inclusão, desde antes do ingresso dos estudantes. A Uern foi uma das pioneiras no sistema de cotas sociais, com a reserva de 50% das vagas para alunos que estudaram na escola pública. E em 2019, ampliou as ações afirmativas com as cotas étnico-raciais e o Argumento de Inclusão Regional, que estabelece um percentual a mais para quem estudou no RN. A Instituição regulamentou o direito de adoção do nome social pelos discentes travestis e transexuais, e a flexibilização de horários às sextas-feiras para alunos sabatistas, assegurando o direito à liberdade religiosa.

Durante a gestão, foi realizado o concurso público em 2016, que otimizou o quadro de professores e técnicos-administrativos da Universidade. O concurso ofertou 116 vagas e foram convocados mais de 500 servidores. A administração instituiu ainda uma política de incentivo à capacitação de docentes e técnicos-administrativo, com o objetivo de qualificar os servidores e, consequentemente, otimizar os serviços prestados à população.

Entre outras conquistas, a gestão conseguiu a instalação de um restaurante popular na Uern, a construção da Biblioteca de Pau dos Ferros, a criação do Jornal Oficial da Uern, a mudança da sede do Campus de Caicó, a sansão da lei que regulamenta o auxílio-saúde dos servidores, que contempla professores e técnicos-administrativos ativos e inativos da universidade, o fortalecimento de ações de pesquisa e extensão, e várias benfeitorias que garantiram que a Uern cumprisse cada vez mais com seu papel de contribuir com o desenvolvimento social e econômico do Rio Grande do Norte.

“Em dois quadriênios sempre estivemos cientes do desafio que tínhamos, e confiantes nos caminhos possíveis para a realização de projetos. Em meio a difíceis cenários políticos e financeiros, além do contexto de uma das maiores crises de saúde pública da história, a Uern conseguiu reinventar-se, assegurando a manutenção dos seus serviços à sociedade e potencializando sua inserção social no combate à pandemia da Covid 19″, diz.

Pedro Fernandes aproveita o ensejo para agradeceu o apoio e a confiança da comunidade acadêmica e parabenizar a todos que se empenharam ao longo dos anos para fazer a Uern maior e mais forte. “A defesa da educação pública é permanente, pois não se limita a uma ação institucional, mas traduz-se em um compromisso de vida”, finaliza.

Confira o relatório da gestão (2013-2021) neste link.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support