...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Avaliação Institucional realiza seminário com cursos que participarão do ENADE 2019

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, através da Diretoria de Cursos de Graduação e em parceria com Avaliação Institucional da UERN e o Pesquisador Institucional da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), realizou na manhã desta quarta-feira (24) o II Seminário ENADE (Exame Nacional do Ensino Médio).

Participaram do evento coordenadores e membros dos NDEs e a Comissão Setorial de Avaliação (COSE) dos cursos que serão avaliados em 2019: Medicina, Enfermagem, Educação Física e Odontologia, de todos os campi da UERN.

Segundo a avaliadora institucional da UERN, professora Mayra Ribeiro, o seminário é  momento de discussão sobre o ENADE e seu reflexo nos indicadores dos cursos de graduação. “Estamos discutindo o ENADE na perspectiva de criar estratégias para que possamos juntos melhorar os indicadores de qualidade da instituição, considerando que fazemos um trabalho de qualidade, porém muitas vezes o aluno não se sente motivado a participar dessa avaliação. Queremos que o ENADE realmente mostre a qualidade do trabalho que a gente realiza na instituição”.

Durante o seminário, os professores Saulo Medeiros Diniz, avaliador do INEP e Elaborador e Revisor de questões do ENADE; e Cláudia Regina Tavares do Nascimento, do curso de Turismo, que coordenou a preparação dos alunos do curso de Turismo para o Enade em 2018 e a egressa do curso de Turismo; além de Amanda Santos, que se submeteu ao exame no ano passado, relataram um pouco da experiência no Enade, levando questões importantes sobre o resultado do Exame para o estudante, o curso e a instituição.

O ENADE é um instrumento de avaliação de rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências desenvolvidas em sua formação.

As avaliações de cada ciclo são orientadas por indicadores de qualidade e geram conceitos de avaliação de instituições e cursos superiores, sendo classificados em cinco níveis, onde os níveis iguais ou superiores a nota 3 significam qualidade satisfatória.

O Exame acontece no dia 24 de novembro, em todo o País. Devem participar os alunos que tenham integralizado 80% da carga horária mínima do currículo e que tenham previsão de integralização de 100% da carga horária até julho de 2020.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support