Avaliação do ensino remoto e presencial do semestre 2021.2 inicia dia 26 de abril

A partir do dia 26 de abril, serão disponibilizados, por meio da Plataforma Integra, os questionários de avaliação do ensino remoto e presencial do semestre 2021.2 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Os questionários devem ser respondidos pelos docentes e discentes da Instituição até o dia 15 de maio.

O processo de avaliação segue as diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do Ministério da Educação (Sinaes) e é conduzido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), com colaboração da Assessoria de Avaliação Institucional.

Neste semestre, excepcionalmente, o processo de avaliação foi dividido em duas etapas: a primeira, referente ao ensino remoto, ocorreu com a disponibilização dos questionários docentes e discentes do dia 15 de março ao dia 08 de abril; e a segunda terá como objetivo a avaliação do período presencial.

A avaliação institucional é uma oportunidade ímpar para que sejam analisados os aspectos relacionados à qualidade do ensino na Uern. Assim, a cada semestre letivo, professores e alunos contribuem com o processo de avaliação apresentando, por meio das respostas aos questionários, a sua percepção sobre o processo ensino-aprendizagem, destacando os pontos positivos e, também, aquilo que precisa ser melhorado para a consolidação de uma formação de excelência.

A participação das categorias discente e docente consiste de grande importância para consolidação do processo, bem como para o fortalecimento de uma cultura permanente de avaliação na Uern.

Os resultados da avaliação são importantes para mensurar os resultados de políticas e planos institucionais vigentes (PDI e PPI), bem como pautar sua atualização e o desenvolvimento de ações, cujo foco é a busca da excelência na formação de cidadãos.