Auxílio inclusão digital terá 500 bolsas para o semestre 2020.2

Com as aulas do semestre 2020.2 começando no próximo dia 8 de fevereiro, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), prepara ações diversas de assistência aos estudantes. Devido à pandemia do novo coronavírus, as aulas e demais atividades do semestre permanecem no formato remoto. Para garantir melhor condição de acesso às aulas a estudantes em situação de vulnerabilidade social, a universidade vai lançar edital ofertando 500 auxílios-inclusão digital, no valor de R$ 1 mil. Um investimento de meio milhão de reais, através de recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP). No semestre passado, a Uern investiu R$ 1 milhão, ofertando mil auxílios deste tipo a alunos de diversos cursos.

A definição da oferta das novas bolsas ocorreu após reunião da reitora em exercício da Uern, Fátima Raquel, com o pró-reitor de assuntos estudantis, Erison Natécio. Para a reitora, a ação é fundamental para ampliar o suporte tecnológico aos estudantes. “Conseguimos ofertar mil auxílios no semestre anterior, num momento em que fomos encontrando juntos soluções para minimizar os danos da modalidade remota, e agora consideramos importante manter esta oportunidade, principalmente para aqueles estudantes que estão chegando agora à nossa universidade. Com estas duas ofertas, chegaremos a um investimento de R$ 1,5 milhão”, comentou Fátima Raquel.

O auxílio-inclusão digital faz parte do Programa de Fomento às Ações de Assistência à Permanência Estudantil no âmbito da Uern (Pro-Uern), criado através da Resolução Nº 002/2020 do Conselho Diretor (CD/FUERN). O programa atende ao previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI/UERN) quanto ao fortalecimento da assistência estudantil na universidade.

O pró-reitor de assuntos estudantis, Erison Natécio, explicou que este é apenas um dos editais que deve ser lançado durante o semestre 2020.2. “Há um planejamento para que diferentes editais sejam lançados durante o semestre, atendendo a orientação dada pela reitora Fátima Raquel de ampliar as possibilidades de apoio aos nossos estudantes, além de atender a demandas discutidas com o segmento estudantil”, disse.

No semestre 2020.2, que começa no próximo dia 3 de fevereiro, 9.451 estudantes devem se matricular nos cursos de graduação, sendo 616 deles ingressantes.