...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Auxílio-creche garante que mães estudantes se mantenham na universidade

Ser mãe enquanto cursa o ensino superior não é fácil, por isso a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), através da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), lançou o Programa Auxílio-Creche.

Com isso, asseguram-se condições para que mães e pais discentes com filhos de até cinco anos possam permanecer estudando. Para as beneficiárias, a ação mudou por completo a perspectiva de acompanhamento das atividades acadêmicas.

Há três anos, Samara Lopes, aluna do curso de Enfermagem, encontrava-se numa situação de grande dificuldade. Mãe de uma bebê de quatro meses, com muito custo comparecia a faculdade e acompanhava as atividades acadêmicas. Por algum tempo, decidiu levar sua criança para as aulas, para não suspender o aleitamento exclusivo nem deixar de lado as aulas.

“Hoje minha filha tem três anos, e tenho outra de apenas vinte dias. Sei que a caminhada vai ser difícil, mas terei a garantia que esse auxílio me dará suporte para pagar um cuidador pra minhas pequenas enquanto estiver na faculdade”, contou. A menor chama Anna, a maior Sarah.

Para Cida Lopes, discente do curso de Administração, o auxílio foi “um divisor de águas”, porque é “alívio para as mães que ao se deslocar pra faculdade necessitam deixar seu filho com alguém de confiança”.

A Uern lançou o primeiro edital em 7 de fevereiro deste ano, prevendo 100 vagas e um auxílio de R$ 300,00. Depois, publicou um novo edital com 59 vagas remanescentes.

O auxílio financeiro se tornou possível por meio de dotações orçamentárias da Fuern com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) e vem auxiliando aquelas que não possuíam meios de conciliar a vida estudantil com a maternidade e paternidade.

A pró-reitoria informou que o próximo edital está previsto para o início do semestre letivo de 2022.1.

No primeiro semestre, 50 mães e pais foram beneficiados

O semestre letivo de 2021.2 será encerrado com 50 mães e pais beneficiados com o auxílio financeiro do Programa Auxílio-Creche; os resultados são animadores.

“Para a maior parte, foi a única forma de permanecer em um curso de nível superior. Assim, muitas não precisaram realizar o trancamento dos seus cursos para poder cuidar de suas crianças, pois agora possuem o suporte de um cuidador ou creche para frequentar as aulas, estágios, laboratórios e tudo que a Universidade tem a oferecer para uma boa formação destas que serão futuras profissionais responsáveis pela transformação da vida de suas famílias”, disse Jéssica Vianna, chefe do Setor de Assistência Estudantil da Uern.

O impacto na produtividade acadêmica é bastante positivo, avalia.

Para se inscrever é necessário aguardar os editais de seleção, e neles constarão toda a documentação necessária para a inscrição. É importante que as(os) interessadas(os) não deixem de anexar toda a documentação solicitada no edital do processo seletivo, especialmente os dados e documentos das pessoas que integram seus grupos familiares. Essas informações são essenciais para o deferimento das inscrições, uma vez que são utilizadas para a avaliação da vulnerabilidade social de cada candidata(o).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support