Autoridades elogiam proposta pedagógica e cultural do FESTUERN 2013

A edição 2013 do FESTUERN está chegando ao fim. Nesta terça-feira, 29, penúltimo dia de apresentações, o evento recebeu a visita do Reitor da UERN, Pedro Fernandes; da secretária de Educação, Betânia Ramalho; e do representante do Ministério da Cultura (MinC) Lúcio André. Eles prestigiaram as apresentações do período noturno.

Para o Reitor Pedro Fernandes, o FESTUERN é um projeto multidisciplinar que reúne música, arte e cultura. “Além de tudo é uma forma de levar a universidade à comunidade, aproximando estudantes do ensino fundamental e médio do ensino superior, e que essa cadeia de informação seja única para que os concluintes do ensino médio sintam interesse pelo curso superior”, acrescentou.

A cultura é uma ferramenta fundamental na educação, pois ela desperta interesse de descobrir novos mundos e oportunidades. “Acredito que a melhor maneira de atrair os jovens para a escola é ampliando as oportunidades para o estudante estar na sala de aula, mas também interligado com outras atividades como esporte e cultura”, ressalta a Secretária de Educação, Betânia Ramalho. A Secretaria Estadual de Educação é a patrocinadora do FESTUERN 2013. Betânia Ramalho destaca a importância dessa parceria: “Acredito que a Secretaria tem a obrigação de ajudar cada vez mais e incentivar iniciativas como essa”.

No palco os estudantes da Escola Municipal Gilberto Rola, da comunidade da Maísa, zona rural de Mossoró, apresentaram uma versão do clássico “Alice no País das Maravilhas”. O representante do MinC, Lúcio André ficou encantado com a proposta do FESTUERN: “Achei o evento belíssimo. A concepção do projeto cria interesse pelo fato de fomentar a questão do Teatro entre os jovens”.

As últimas apresentações do Festival acontecem na noite desta quarta-feira (30). A cerimônia de encerramento ocorrerá a partir das 19h de amanhã (31), com o anúncio das cinco peças classificadas para compor o Circuito Festuern. Também serão anunciadas as cinco fotos vencedoras do “Concurso Festuern de Fotografias”, voltado para a plateia.

Texto: Talyze Rebouças/ Foto: Jéssica Mafra