...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Autonomia financeira da Uern completa um ano com conquistas e avanços

Há um ano, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) vivenciava um importante marco histórico: a conquista da autonomia financeira. O projeto de lei foi sancionado pela governadora Fátima Bezerra, em 29 de dezembro de 2021, no pátio da reitoria, com a presença de autoridades políticas e representantes dos segmentos da comunidade acadêmica.

Com a autonomia, a Uern conta com orçamento próprio, repassado pelo Governo do Estado em forma de duodécimos. Isso garante estabilidade institucional necessária à execução do seu planejamento financeiro e alcance de suas metas estratégicas anuais, além de possibilitar importantes conquistas, como a aprovação dos Planos de Cargos, Carreira e Remuneração dos docentes e dos técnicos administrativos.

“É uma importante conquista para a nossa Universidade. Com a autonomia financeira, para além do planejamento, podemos planejar a execução do financeiro deste orçamento. Isso nos possibilita planejar investimentos em infraestrutura, honrar os pagamentos de fornecedores e terceirizados”, declara a reitoria Cicília Maia.

Ela destaca que a autonomia implica em muita responsabilidade para investir os recursos da melhor forma possível. “É preciso pensar esse orçamento com muito planejamento e maturidade institucional reparar situações histórias, em especial na infraestrutura. A Uern é multicampi, e cada unidade tem seus desafios e particularidades, e tudo isso tem que se colocado em um planejamento”, afirma.

Outro ponto importante possibilitado pela autonomia financeira é a maior valorização do servidor. Além da aprovação dos PCCRs, que garantiu a reparação salarial de mais de uma década, a Uern potencializou o incentivo à capacitação, investindo em seu bem mais valioso: o servidor. “Esse ano, pagamos o décimo terceiro salário integral dentro do prazo legal. Isso foi possível graças a um planejamento orçamentário e reflete em uma maior valorização dos nossos servidores”, frisa a reitora.

Para a pró-reitora de Planejamento e Finanças, Fátima Raquel, a autonomia é um passo histórico e um grande ganho para o desenvolvimento das ações de ensino, pesquisa e extensão. “Com a autonomia, podemos pensar o desenvolvimento da Universidade pelos próximos anos, décadas, porque a partir da segurança orçamentária e financeira, a Uern tem como se planejar, pensar o crescimento institucional, que, consequentemente, contribuirá para o crescimento do nosso Estado”, diz.

A execução do Planejamento Orçamentário da Uern é feita por meio do orçamento participativo, de modo a contemplar as reais necessidades da instituição. “Quando defendemos a pauta da autonomia, vinculamos aos Planos de Cargos, com os percentuais expressos, e ao Orçamento participativo, que permite compartilhar as discussões sobre investimento com nossas unidades acadêmicas, chegar mais próximo da ponta, ouvir a voz de quem vive a realidade das unidades . Estamos com trabalho da Comissão do Orçamento Participativo (COP), e tenho certeza que no ano 2023 vamos ter um reflexo ainda mais direto dos benefícios da autonomia”, finaliza a reitora.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support