Auto de Natal da EdUCA será encenado com 222 pessoas em cena e 12 coreografias

O Auto de Natal 2019 da Escola de Extensão da UERN (EdUCA) será apresentado nesta quinta-feira, no Campus de Natal (CaN), a partir das 19h. Serão quase duas horas de apresentação e 222 pessoas, de crianças a idosos, na encenação que reúne teatro, música e dança.

O espetáculo traz 12 coreografias apresentadas pelas turmas de ballet baby, ballet infantil e ballet adulto, dança contemporânea e dança mix, além da participação do Grupo de Dança Contemporânea da EdUCA, o Cinese.  A montagem das coreografias começou em outubro, sob o comando do professor Juarez Moniz. “A concepção coreográfica veio das danças populares brasileiras, ricas em ritmos e histórias, devido às suas matrizes africanas e indígenas. Da mesma forma, escolhi as músicas inspirado nas danças populares brasileiras, mas também em músicas clássicas, já conhecidas do público por fazer parte do universo natalino”, conta.

O tema do II Auto de Natal da EdUCA é “No Reino de Pindorama”. Um reino de muitas paisagens, conhecido por belezas raras e naturais, gente alegre, festiva e destemida. Uma terra que vive uma intensa disputa pelo poder entre as famílias sangue azul e sangue encarnado e que acaba sendo governado por uma rainha má, que ao assumir o poder impõe uma série de medidas tiranas e impopulares, entre as quais o fim da comemoração do Natal.

“É essa proibição que levará os protagonistas da história por uma jornada em busca do espírito natalino, passeando pela cultura popular nordestina. Uma narrativa rica em valores como afetividade, amor e perdão”, acrescenta o diretor artístico do espetáculo e professor de Teatro, Denilson David.

Para a professora Irene van den Berg, coordenadora administrativa da EdUCA e diretora-geral do Auto, essa realização é um grande desafio, tanto para a equipe, como para a comunidade, somando 40 pessoas na organização e equipe técnica. “Todos se envolvem de corpo e alma em um objetivo comum de produzir um lindo espetáculo. São descobertas, expectativas, revelações que só a experimentação por meio da arte produz”, ressalta, lembrando que o espetáculo marca o encerramento do ano de atividades da Escola, com um grande congraçamento entre as turmas e a apresentação do resultado de todo trabalho em sala de aula, para um público estimado em 1.200 pessoas, entre autoridades, familiares dos alunos e a comunidade em geral, já que o Auto é aberto e gratuito.