AULAS NA UERN SERÃO RETOMADAS NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA

Reunidos em assembléia na manhã desta quarta-feira (11/07), os professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte decidiram pôr fim a greve que já durava 63 dias. Na assembléia anterior dos docentes, eles já haviam decidido aceitar a proposta salarial apresentada pelo reitor Milton Marques de Medeiros, porém, o movimento grevista continuou à espera da negociação em torno dos outros pontos de pauta.
Na questão salarial ficou definido um reajuste de 5% a ser aplicado aos salários de outubro deste ano, 12% em abril de 2008, 17% em abril de 2009 e 19,2% em abril de 2010, perfazendo um total acumulado de 62% de reajuste.
Sobre o restaurante universitário, ficou definido que existem duas alternativas, uma delas seria a dotação orçamentária para 2008 a fim de construir o restaurante ou a ação conjunta com a Ufersa para um restaurante que atendesse as duas universidades. Contudo, as propostas serão discutidas com os estudantes e encaminhada conforme o que for acordado com eles.
Sobre a abolição de taxas, a universidade vai formular até o final de julho uma proposta a ser remetida ao conselho diretor para a aprovação. Sobre melhorias na infra-estrutura dos campi e dos núcleos, ficou acertado que até dezembro deste ano será encaminhada aos conselhos superiores uma proposta de política de expansão para a UERN. Sobre o aumento dos investimentos em pesquisa e extensão, foi fechado o compromisso de que no orçamento de 2008 haverá mais recursos disponibilizados do que em 2007. A UERN também estimulará o crescimento das bases de pesquisa e definirá as áreas estratégias para pesquisa.
No tocante às reivindicações sobre realização de concurso público, garantia de autonomia dos departamentos na formação das bancas para concurso e divulgação maior dos editais destes concursos, a administração mostrou dados provando que estas reivindicações já vinham sendo atendidas.
Os professores reivindicaram também eleições diretas e voto paritário, além de definição de uma data para começar o processo de elaboração do novo estatuto da universidade. Ficou definido que serão abertas as discussões sobre o modelo eleitoral adotado pela universidade e a possibilidade de mudanças. Sobre a estatuinte ficou marcado o mês de novembro de 2007 para a abertura do processo.
Comentando a decisão do fim da greve, o reitor Milton Marques de Medeiros disse que a  partir de agora a instituição recomeça suas atividades normais e com a fixação de  uma política salarial pelos próximos três anos, tem a tranqüilidade para planejar suas ações num prazo maior. As aulas na UERN serão retomadas na próxima segunda-feira, dia 16 de julho. Nos próximos dias o Conselho Universitário deve se reunir para aprovar um novo calendário letivo.

AGECOM/UERN

Mais informações: 3315-2115