...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Aulas do Semestre Letivo 2016.1 são iniciadas e Reitor reúne equipe para discutir projetos e ações

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) iniciou nesta segunda-feira, 01 de agosto, as aulas do semestre letivo 2016.1. De acordo com o Calendário Universitário, as atividades seguem até o dia 16 de dezembro de 2016. Mais de 10 mil alunos retomam a rotina de estudos, dentre os quais, mais de mil alunos são novatos. A UERN dá as boas-vindas a todas e a todos, desejando que aproveitem esse semestre ao máximo e se envolvam em ações de extensão e projetos de pesquisa.

Com o intuito de discutir projetos, ações e reforçar o papel e a importância da UERN, o reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto se reuniu hoje com sua equipe, composta por pró-reitores, diretores e assessores. Um dos temas debatidos foi a onda de violência, enfrentada recentemente no Estado, e que tem gerado temor na população. A UERN mantém suas atividades normalmente em todos os Campi e Núcleos Avançados, mas solicita aos servidores e alunos que fiquem atentos a qualquer ameaça que coloque em risco sua segurança.

Outro assunto discutido foi o Decreto nº 26.197 – 04 de julho de 2016, que dispõe sobre a redução de despesas de custeio no Poder executivo Estadual e dá outras providências. “Encaramos esse decreto de forma tranquila, com sentimento de responsabilidade em razão das medidas de austeridades que já vinham sendo adotadas pela UERN”, afirma o Reitor Pedro Fernandes.

Conforme a Pró-reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN/UERN), neste ano de 2016, quanto ao custeio das atividades administrativas e acadêmicas, a UERN, com recursos próprios de captação, vem contribuindo com 15% da despesa até o momento. A expectativa é que ao final desse exercício de 2016, a gestão de otimização de despesas permita uma participação entre 30% e 50% do custeio da instituição com recursos próprios, a exemplo dos anos de 2015 e 2014.

Com relação aos investimentos, 87% dos serviços realizados na infraestrutura e aparelhamento (equipamentos e materiais permanentes) foram com recursos de captação e apenas 13% com recursos do tesouro estadual. Esse resultado é superior aos alcançados nos anos de 2015 e 2014, quando a UERN conseguiu realizar com recursos próprios 62% e 69% dos investimentos totais, respectivamente.

Além disso, em 2016, a exemplo dos anos de 2014 e 2015, a gestão da folha de pessoal vem sendo conduzida com bastante responsabilidade. Nesse primeiro semestre de 2016 (Janeiro a Junho), por exemplo, foi registrado um decrescimento vegetativo da folha de recursos humanos, ou seja, mês após mês a taxa de crescimento da folha tem sido negativa.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support