Aulas do PARFOR começam nesta sexta

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) inicia nesta sexta-feira, 5, as aulas do Plano Nacional de Professores da Educação Básica – PARFOR, um programa destinado aos professores em exercício nas escolas públicas estaduais e municipais sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

A Coordenadora Institucional do PARFOR na UERN, Professora Helena Perpétua de Aguiar Ferreira, adianta que as aulas começarão no Campus Prefeito Walter de Sá Leitão (CAWSL), em Assú, no Campus Central, Mossoró (Faculdade de Educação) e no Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia, (CAMEAM), de Pau dos Ferros, no mesmo dia.

A UERN ofertará turmas de Pedagogia (9), Educação Física (4), e Matemática, Espanhol e Inglês, com uma, cada. São quase 500 alunos. Na semana passada, todos os coordenadores estiveram reunidos para preparar a abertura do semestre para os professores da rede básica de ensino do Rio Grande do Norte.

O envolvimento da UERN com a rede básica não se limita à oferta da graduação. A instituição promove encontros com as Diretorias Regionais de Educação – DIREDs, são identificadas as áreas onde há necessidades de professores. Ao comentar o início das aulas do PARFOR, o reitor Pedro Fernande lembrou que a UERN é a instituição com o maior programa de formação de professores do Estado. Para ele, o PARFOR representa o vínculo mais forte que a UERN tem como a Educação Básica. Em Mossoró, 94% dos professores são formados pela UERN e nos outros municípios do interior, esse número chega à totalidade dos docentes em salas de aula. O professor ensina aprendendo, tanto por esse programa específico para atender às exigências da LDB, quanto pelos cursos regulares.

A oferta de outras 16 turmas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) foi assegurada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que fez um aditivo ao plano desenvolvido pela UERN no valor de R$ 2,3 milhões.