...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Aula Magna recebe egressos e estudante para falar de trajetórias na Uern

Egressos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), suas histórias, caminhos e ligações. Na Aula Magna de início do Semestre 2022.1 intitulada “Conexões Uern: Trajetórias”, ex-alunos(as) contaram um pouco das suas experiências pessoais e profissionais proporcionadas pela e a partir da instituição.

O evento on-line foi transmitido pelo canal Uern Oficial no YouTube e pode ser assistido AQUI.

Contribuíram com relatos de mudanças de vida a reitora Cicília Maia, a professora Ceres Morais, o diplomata Jônathas Silveira, a jornalista Rosalba Moreira, todos egressos, e o estudante Francisco Cavalcante.

“Decidimos fazer uma aula magna diferente, trazendo conexões, trajetórias e vivências, mas acima de tudo trazendo amor, entusiamo e trabalho pra vocês perceberem que isso faz a diferença na vida de cada um e cada uma”, iniciou a ex-aluna de graduação de Ciência da Computação e atual reitora Cicília Maia.

Aluno de Direito, Francisco Cavalcante, natural de Jaguaribara (cidade no Ceará que nem existe mais), comentou sobre o alcance da Uern além das fronteiras estaduais e o papel das universidades.

“Sou uma prova viva de que a Uern não é só do RN, mas é de toda uma região que carece historicamente de política pública educacional, ela vai além. A universidade é um mecanismo que colabora para o desfortalecimento do ciclo intergeracional da pobreza. Infelizmente, temos desigualdades muitos grandes no Brasil e eu acredito que é por meio da universidade que vamos conseguir romper esses ciclos que passam gerações”, comentou o acadêmico que foi um dos embaixadores do Nordeste da Brazil Conference at Harvard & MIT e representou a Uern na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Natural de Macau e ex-aluno de Direito do Campus de Natal, o diplomata Jônathas Silveira compartilhou seu histórico familiar, acadêmico e profissional e deixou uma mensagem aos novatos e veteranos.

“Aproveitem a graduação de vocês, a oportunidade de conviver com professores, servidores e colegas, todos eles têm muito a contribuir. Vivam o ambiente universitário que é construído pelas pessoas – e aí não falo só a questão de estrutura, equipamentos. Você pode se desenvolver mais com os outros. É na universidade que você se conhece mais”, aconselhou o diplomata que seguirá no final do mês para Genebra, na Suíça, para atuar defendendo os interesses do Brasil junto à Organização Mundial do Comércio.

Ao relembrar o início da sua trajetória na Uern, Ceres Morais relatou como despertou a paixão por ser professora.

Jornalista e servidora Rosalba Moreira, egressa da Uern

“Foi através de um projeto de extensão na época chamado “Uern e ensino médio – aluno melhor” quando eu ainda estava no terceiro período, que fiz a seleção e passei pra dar aulas de redação a alunos do ensino médio que iam até a Uern para ter essas aulas. Foi nessa convivência com o ensino que eu me toquei que queria ser professora”, relembrou.

Rosalba Moreira, vinda de Russas, no Ceará, chegou em Mossoró muito jovem, aos 17 anos, para estudar Comunicação Social – habilitação Jornalismo. “Terminei o curso, permaneci aqui, fiz o concurso e hoje sou servidora. Posso dizer que sou muito feliz e quem pensa no futuro, venha pra Uern, com sua educação inclusiva e de qualidade”, ressaltou.

No encerramento, a reitora agradeceu a presença dos convidados e à audiência dos espectadores do YouTube e deixou um último recado aos estudantes.

“Aproveitem tudo que essa universidade tem a oferecer a vocês, no sentido de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Vivam intensamente cada oportunidade e sejam protagonistas das suas vidas, não abram mão disso, vocês vão conquistar o que quiserem”, finalizou.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support