Aula Magna marca início do primeiro Dinter da UERN como instituição promotora

Aconteceu no último dia 8, a aula inaugural do Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Letras, realizado através de parceria entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE).

Na Aula Magna, o Prof. Dr. Wellington Vieira Mendes, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERN (PPGL/UERN) e vice-coordenador do DINTER, abordou tempos e lugares da pesquisa científica.

Pela primeira vez, a UERN participa de um programa interinstitucional como instituição promotora. O DINTER em Letras constitui-se em uma ampliação de mais uma turma do Programa de Pós-Graduação em Letras do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), em Pau dos Ferros, e é resultante de um convênio com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), instituição receptora.

O curso tem como sede o Campus de Salgueiro, situado no Sertão Pernambuco, localizado a 276 km de Pau dos Ferros. A primeira turma conta 28 alunos, sendo 19 servidores do IF Sertão-PE e 9 da comunidade em geral. A coordenação é do  Prof. Dr. João Bosco Figueiredo Gomes, da UERN.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UERN, Prof. Dr. José Rodolfo Lopes de Paiva Cavalcanti, a condição da UERN como instituição promotora de um programa de doutorado interinstitucional demonstra o amadurecimento da pós-graduação da instituição. “A UERN, figurando agora enquanto instituição promotora, demonstra um amadurecimento importante no que se refere às suas ofertas de pós-graduação. O crescimento alcançado nos últimos anos é fruto do empenho de todos os segmentos acadêmicos/administrativos e os resultados estão se materializando. O Dinter entre a UERN e o IF Sertão-PE ratifica o engrandecimento do nosso programa e o compromisso institucional de gerar oportunidades”, explica o pró-reitor.

O curso tem duração de quatro anos, podendo ocorrer prorrogação a partir de demandas.