Aula inaugural marca início das atividades do doutorado em contabilidade

Foi realizada na noite de ontem aula inaugural do curso de Doutorado Interinstitucional em Ciências Contábeis ofertado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) em parceria com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

O palestrante foi o Prof. Dr. Ernani Ott, da UNISINOS, que abordou “A Trajetória do Ensino e Pesquisa em Contabilidade no Brasil”. Ele lembrou que o ensino em contabilidade no País iniciou em 1809 através de D. João VI. “Finalmente em 1945 surge o curso superior de Ciências Contábeis junto com Economia no mesmo decreto-lei. O processo de pós-graduação iniciou-se em 1970 com o curso de Mestrado na USP. O nosso da Unisinos já foi em 1999. O primeiro doutorado foi na USP em 1978 e o segundo programa de doutorado foi após 39 anos, na Universidade de Brasília (UnB)”, relatou.

Hoje são 14 doutorados e 30 mestrados, e a UERN está dando um passo importante, qualificando seus professores para ter no futuro cursos de pós-graduação em contabilidade. “A gente custou a arrancar, mas agora a cada ano a gente está conseguindo emplacar um ou dois cursos. Essa iniciativa aqui na UERN é importante porque a partir dela poderemos criar um curso de mestrado e depois outro de doutorado, atraindo as pessoas da região”, projetou.

Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rodolfo Cavalcanti classificou o momento como apoteótico. “É com muita satisfação que a gente vem até aqui participar de um momento apoteótico da Instituição. A gente reconhece todo o esforço do Departamento de Ciências Contábeis. Vamos conseguir capacitar com excelência um grande número de professores, ampliando a nossa oferta de qualificação”, avaliou.

Coordenador do Doutorado, o Prof. Dr. Sueldo Câmara disse que o curso de Ciências Contábeis da UERN vai mudar de patamar. “Esse é o marco da conquista desse programa em parceria com a Unisinos, que vai proporcionar um impacto forte no ensino, pesquisa e extensão. Não poderia deixar de agradecer ao reitor Pedro Fernandes, à professora Fátima Raquel e ao pró-reitor Rodolfo Cavalcanti”, declarou.