...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Aula inaugural do curso de Direito é marcada por lançamento do livro de professor da UERN

O curso de Direito, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), realizou nesta segunda-feira (30) a aula inaugural do semestre com a palestra “Democracia Brasileira: fortalecimento da participação popular”, do Prof. Mestre Humberto Henrique Costa Fernandes do Rêgo.

Esta foi a primeira vez que o curso realizou a aula inaugural do semestre, ação que deverá entrar no calendário oficial do curso de acordo com o diretor da Faculdade de Direito, Prof. Mestre Lauro Gurgel de Brito. “Nós pretendemos reunir os estudantes, técnicos e professores do curso de Direito, sempre no início de cada semestre para discutir um tema atual, em uma atividade acadêmica. É uma grande satisfação hoje ver o auditório lotado com estudantes para discutir esse tema”, afirmou Lauro Gurgel.

Democracia Brasileira foi o tema da pesquisa do Prof. Humberto Fernandes no mestrado e é também o tema de seu primeiro livro, que foi lançado durante o evento. “Tudo o que sou dentro de uma ideia profissional e intelectual, eu devo à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Nenhum lugar seria mais adequado que a Universidade para lançar esse livro, que trata de um tema ligado à soberania popular e democracia. Nós temos uma deficiência bibliográfica no Brasil sobre esse tema. Há dez anos, eu pesquiso sobre a soberania popular e democracia e essa foi uma forma de dar a minha contribuição sobre esse tema”, afirmou o autor.

Ex-professor de Humberto Fernandes enquanto aluno do curso de Direito da UERN, o decano da Faculdade, Prof. Dr. Paulo Linhares, é o autor do prefácio do livro. Ele destacou a ousadia de Humberto em discutir um tema que para muitos já está esgotado, mas que ainda há muito a aprender e praticar. “Eis que são preciosas para mim as reflexões sobre o perfil constitucional da democracia contemporânea, ademais da sobrelevação da soberania popular como valor intangível, mormente, quando acentua as questões da democracia participativa, tendo como pano de fundo a recorrente crise da democracia representativa”.

O reitor Pedro Fernandes parabenizou o Prof. Humberto pelo lançamento do livro e destacou o novo momento vivido pelo qual passa a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, em especial, o curso de Direito. “A UERN vive um novo momento, especialmente do curso de Direito, que está expandindo suas ações para além do ensino. Temos a certificação da OAB, a aprovação dos egressos em concursos altamente disputados e agora também atividades de pesquisa, com professores capacitados, atividades de extensão, com financiamento federal, além de momentos como este, que é fruto do trabalho do professor Humberto em sua vida profissional, mas principalmente em sua vida acadêmica na UERN”, afirmou o reitor.

O evento contou ainda com a participação de estudantes e professores da Faculdade de Direito da UERN e de outras instituições, profissionais do direito, o vice-prefeito de Mossoró, Luiz Carlos Martins, vereadores, e a comunidade em geral. A Faculdade de Direito está programando um novo evento, com lançamento de mais um livro de um professor do curso.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support