Aula inagural do curso EaD em Letras marca início da modalidade a distância na UERN

A rotina de trabalho e uma família com três filhos para sustentar fizeram com que o senhor Jadilson Ferreira, 51 anos, adiasse um antigo sonho: fazer um curso superior. Há oito anos, ele conseguiu concluir os estudos no supletivo e neste sábado, 28 de março, Jadilson assistiu a aula inaugural do curso de Letras/habilitação em Língua Portuguesa – primeiro curso de graduação na modalidade a distância oferecido pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Trabalhando como motorista da UERN, Jadilson Ferreira (foto ao lado) estabelece um novo vínculo com a instituição, agora ele é aluno.

No auditório lotado da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), outros alunos compartilhavam histórias parecidas. Com o curso a distância eles poderão organizar a rotina de estudos sem ter que sacrificar o trabalho ou sair de suas casas, alguns, inclusive, moram em outras cidades. No entanto, a comodidade de um curso a distância não dispensa a responsabilidade que os alunos terão para conquistar o sonhado diploma.

A aula inaugural ministrada pelo professor Dr. Júlio Araújo (UFC) abordou o tema: “Letramentos demandados no processo de construção do material didático para EaD: o caso UFC”. Ex-professor da UERN, Júlio Araújo falou sobre a adesão ao Ensino a Distância: “É um caminho sem volta. A tecnologia existe para melhorar e encurtar caminhos, o ensino e a aprendizagem nesses ambientes requerem novas competências”, ressaltou Júlio.

A palavra Pioneirismo marcou os discursos da mesa de abertura, presidida pelo reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto. O vice-diretor da Faculdade de Letras e Artes (FALA), prof. Dr. José Roberto, ressaltou que o papel da universidade é agregar e incluir. “Assim como ocorre com os mestrados profissionais, ainda existe muito preconceito com os cursos a distância. Na Europa e Estados Unidos essa modalidade é uma prática comum. Já fiz um curso a distância e posso dizer que é algo sério com professores comprometidos”, avaliou.

O professor José Rodolfo Lopes, diretor do Núcleo de Educação a Distância da UERN (NEAD/UERN), lembrou que no início a equipe era composta por apenas três pessoas, hoje são mais de 40 pessoas no NEAD. “Esse momento é de extrema felicidade e é resultado do trabalho em equipe, nenhum gestor faz nada sozinho. Os desafios serão imensos”, destacou Rodolfo. O diretor do NEAD ainda ressaltou o caráter inclusivo da modalidade a distância. “Quem procura um curso a distância são pessoas com dificuldade no deslocamento, ou pessoas com jornada dupla de trabalho e necessitam de flexibilidade dos horários de estudo. EaD permite isso”, explicou Rodolfo. Em sintonia com o discurso de Rodolfo, a coordenadora do curso, Profa. Verônica Palmira Salme de Aragão, também ressaltou o trabalho em equipe.

Os alunos que compareceram à aula inaugural tiveram acesso ao material didático. A primeira turma do curso tem 151 alunos matriculados. Rodolfo Lopes destaca que o NEAD já trabalha com proposta de novas ofertas, mas isso demanda levantamento de necessidades, em seguida será iniciada a articulação com os departamentos. O diretor do NEAD revela que o planejamento é ofertar mais duas ou três graduações a partir do primeiro semestre de 2016.

A Pró-Reitora de Ensino de Graduação, profa. Inessa Linhares, fez questão de ressaltar que os alunos da modalidade a distância são tratados da mesma forma que os alunos dos cursos presenciais, eles inclusive estão inseridos no sistema acadêmico informatizado da UERN.

Encerrando os discursos, o reitor Pedro Fernandes explicou que a UERN resolveu retomar a expansão somente após a consolidação dos cursos já existentes, que estavam passando pelo processo de reconhecimento e renovação do reconhecimento. “Agora estamos expandindo as vagas através da oferta em EaD. O curso de Letras, mais uma vez sai na frente”, afirmou o reitor, dando as boas-vindas aos estudantes. “Vocês, alunos, são quem vão testemunhar a qualidade do curso, todos nós estamos empenhados. Que vocês compartilhem do nosso orgulho de ser UERN”, finalizou o reitor Pedro Fernandes.

Vários professores e pró-reitores prestigiaram a aula inaugural, entre eles estavam: o Vice-Reitor, Aldo Gondim; o Pró-Reitor de Extensão, Etevaldo Almeida; a Pró-Reitora Adjunta de Ensino de Graduação, Fátima Araújo; e a Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação, Ivonete Soares.

Fotos: Luciano Léllys/AGECOM