...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Atos históricos e momentos culturais marcam comemoração dos 50 anos da UERN

A Assembleia Universitária comemorativa dos 50 anos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi marcada por emoção e festividade. Além da celebração principal, que é o jubileu de ouro, a solenidade contou ainda com várias novidades e marcos históricos para a Universidade.

Um deles foi a entrega do diploma de recredenciamento da Instituição, que coroa o trabalho desenvolvido ao longo dessas décadas e mostra que a Universidade está trilhando o caminho certo. Sob o aplauso da plateia, a Secretária Estadual de Educação do RN, Cláudia Santa Rosa, representando o governador Robinson Faria, e o presidente do Conselho Estadual da Educação, Mizael de Araújo Barreto, entregaram o recredenciamento da UERN ao reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto.

Também na solenidade, foi entregue o milésimo diploma de pós-graduação ao mestrando Dweynny Rodrigues Filgueira. O ato simbólico representa o avanço da pesquisa e da pós-graduação na Universidade nos últimos anos. Hoje, a Instituição conta 21 cursos de mestrado em todas as áreas do conhecimento e quatro cursos de doutorado. O diploma foi entregue pelo reitor Pedro Fernandes e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rodolfo Cavalcanti.

Outra novidade que embelezou a festa dos 50 anos da UERN foi a execução do hino da Universidade, aprovado neste ano. A letra tem composição do poeta Antônio Francisco e de Fábio Monteiro. A música é de Fábio Monteiro e os arranjos para orquestra e coro são de Gideão Lima.

Na parte cultural da Assembleia Universitária, após o cerimonial, o grupo “Monxoró Brass”, vinculado à Faculdade de Letras e Artes (FALA/UERN), por meio da Escola de Música D’alva Stella, embalou os presentes no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. Formado por professor e alunos da UERN e da comunidade, o “Monxoró Brass” tem em sua essência os instrumentos de metal e a base rítmica como alicerce dessa formação instrumental diferenciada.

Após a apresentação do grupo, foi encenado o espetáculo “Auto da Liberdade”, que retrata em quatro atos a história de luta e pioneirismo do povo de Mossoró. Neste ano, o tradicional espetáculo homenageia os 50 anos da UERN, por entender que a Universidade representa o quinto ato de liberdade de Mossoró: a liberdade através do conhecimento.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support