Atividade acadêmica de alunos sabatistas é tema de resolução aprovada pelo CONSEPE

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CONSEPE/UERN) aprovou, em reunião ordinária realizada hoje, 1 de fevereiro, a minuta de resolução que dispõe sobre a realização de atividades acadêmicas em dias não coincidentes com o período de guarda sabática. A resolução visa flexibilizar as práticas universitárias para aqueles estudantes que por motivos religiosos não podem exercer atividades desde o pôr-do-sol da sexta-feira até o pôr-do-sol do sábado.

Como afirma Inessa Linhares, Pró-Reitora de Ensino e Graduação da UERN, “Essa resolução representa um passo muito importante para inclusão na Universidade. Ela garante aos estudantes atividades em momentos diferenciados da guarda sabática”.

Esse debate se aplica diretamente aos estudantes dos cursos noturnos que são adeptos de religiões que possuem a guarda sabática dentre seus dogmas e, muitas vezes, acabavam reprovando as disciplinas ministradas nas sextas-feiras à noite. Agora, a partir da aprovação dessa resolução, o aluno consegue equilibrar suas atividades acadêmicas com suas práticas religiosas.

Para conseguirem essa flexibilização de algumas disciplinas, em que os professores vão dar aulas em horários alternativos ou, se for possível, elaborar atividades complementares, os alunos devem comprovar serem adeptos de religiões sabatistas perante seus departamentos de curso. Assim, o departamento, junto com os professores, vai elaborar um plano de estudo diferenciado das disciplinas.

O próximo passo para essa iniciativa ser posta em prática, como explica Inessa Linhares, consiste em comunicar aos departamento e coordenações da UERN a aprovação da resolução e em elaborar uma instrução normativa com o objetivo de detalhar todo o procedimento que será necessário para o aluno requerer essa flexibilização de horário.

A regulamentação tem vigência imediata e já alcança os alunos do semestre letivo que se iniciou esta semana.

CONSEPE empossa novos conselheiros – Três novos conselheiros tomaram posse no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CONSEPE/UERN) nessa reunião ordinária, realizada hoje, 1 de fevereiro, presidida pelo vice-reitor Aldo Gondim. São eles: a professora Allyssandra Maria Lima, representante titular da Faculdade de Ciências da Saúde (FAC/UERN) e os discentes Maria Eretusa Vieira e Jefferson Thiago Bessa, representantes titulares dos discentes da Universidade.

Novos conselheiros: Jefferson Thiago, Allyssandra Lima e Maria Eretusa